Sambas Aleatórios da Segunda: No Passo do Compasso... A Estácio no Sapatinho

(por Carlos Alberto)

Caríssimos, já está no ar a segunda coluna (ou segunda edição, como queiram) da "SASEG - Sambas Aleatórios da Segunda". Caso você esteja lendo a coluna pela primeira vez e pergunta do que se trata, respondo: a cada segunda-feira vamos relembrar "do nada" alguns sambas "esquecidos" na história, sejam eles lindos, bonitos, medianos ou nem tanto. Semana passada abrimos os trabalhos desta coluna com "O sonho da França Antártica de Villegagnon", samba-enredo da Acadêmicos da Rocinha para o carnaval do ano 2000. Desta vez, vamos voltar um ano antes para relembrar "No Passo do Compasso... A Estácio no sapatinho", samba que a vermelha e branca do imortal Luiz Melodia apresentou em 1999.

Em seu segundo ano consecutivo no antigo Grupo A (e isto porque quase caiu pra terceirona, fato que seria inevitável alguns anos depois) a escola do morro de São Carlos apostava num enredo leve (em todos os sentidos) sobre os calçados assinado por Fernando Alvarez. Apesar do samba que, mesmo defendido pelo falecido Edimilton di Bem, não foi lá dos mais inspirados - ao meu ver até combinou com o paupérrimo estilo de gravação do álbum daquele ano - a Estácio fez um bom e animado desfile (embora com diversos problemas de plástica) na manhã de domingo de carnaval com um Sambódromo quase que às moscas, alcançando o terceiro lugar, ficando seis pontos atrás da Porto da Pedra, que curiosamente faria enredo similar quatorze anos depois.

Vamos relembrar? É pra já!

ESTÁCIO DE SÁ 1999 - "No Passo do Compasso... A Estácio no Sapatinho"

Compositores: Roberto Eloy, Wagner Monteiro e Cacá

Intérprete: Edimilton di Bem


Vou delirar (oba)
Curtindo a minha Estácio de Sá
No compasso desse passo eu vou que vou
Dançar no sapatinho meu amor
Surge... um ser iluminado
Abrindo o meu caminho que alegria
Vem fazer feliz
Meu povo quer cantar, sambar (Olha a Estácio de Sá!)
Brilhar, dizer no pé
Com o pisante que vier

Nem que suba nas tamancas
Vou brincar o carnaval
Sem salto alto, no maior astral

Veio... evoluindo passo a passo
De couro, sola e cadarço
Até a era industrial
Tem a plataforma, o botinão
Coturno e cromo alemão
E o sapatinho de cristal
Se apertar então eu calço um chinelo
Ou aquele tênis velho
E dou um bico na tristeza
Que beleza... vamos nessa meu leão
Sapatilha, sapatão
Pisa forte nesse chão

A mão no couro faz bum
Estácio ziriguidum
Meu samba é "Franca" paixão que dá no pé
Vem ver o céu clarear 
Pra ser feliz e sonhar
Vem brincar




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Suporte: Template Blogger -