Carnaval ApoteÓtica: Guia da Série A - Sexta-Feira

Nesta sexta-feira, 24, começa os desfiles da Série A, equivalente ao Grupo de Acesso do carnaval do Rio. 14 escolas lutam por uma vaga no Grupo Especial em 2018. E o Apoteótica apresenta a a partir de agora a ficha técnica e os sambas de todas as escolas que adentram a Sapucaí sexta e sábado. Começando pelas sete primeiras escolas da festa.

1° - G.R.E.S. ACADÊMICOS DO SOSSEGO

Presidente: Wallace Palhares
Cores: Azul e Branco
Sede: Largo da Batalha (Niterói)
Em 2016, Campeã da Série B com "O Circo do Menino Passarinho"
Diretor de Carnaval: Almir Junior
Enredo: "Zezé Motta - A Deusa de Ébano!"
Carnavalesco: Marcio Puluker
1° Casal de MS e PB: Cherry e Naninha
Autores: Felipe Filósofo, Fabio Borges, Ademir Ribeiro, Bertolo, Sérgio Joca, Paulinho Ju, Marcelo do Rap, João Perigo e Wallace Oliveira
Bateria "Swing da Batalha"
Diretor: Mestre Átila
Rainha de Bateria: Cris Alves
Intérprete: Leandro Santos

Resultado de imagem para Bandeira da Sossego

 – Eu vi Mamãe Oxum clarear a cachoeira
Eu vi Mamãe Oxum clarear a cachoeira
Zezé Motta vai brilhar, nasce uma estrela 
– Sossego mandou me chamar, eu vou!
Ora yê yê, Oxum, aiê iê ô!
Ora yê yê, Oxum, aiê iê ô!

– Deusa de Ébano, suba ao seu templo sagrado
Dionísio embriagado de alegria te oferta a lira de Orfeu
– Ah, é uma honra! Eu já fui Conceição
Farei dessa avenida um quilombo
"Nas voltas do meu coração"

– Volte a reinar, Xica da Silva!
Rufam os tambores por dignidade
– Pois é, "meu sangue não nega"
Trilha sonora da senhora liberdade

– Fiz dançar a hipocrisia numa "negra melodia"
Tenho a cor da noite, a dor ensina
– Seja a luz que ilumina, ó divina!
– Serei até quando a tela deixar meus nobres irmãos atuar
Onde o sol bate e se firma, abrem-se as cortinas
Negras estrelas caem do céu
Terá a igualdade um cintilante papel
– Até breve, diva. Axé!
– "Muito prazer, eu sou Zezé"


2° - G.R.E.S. ALEGRIA DA ZONA SUL

Presidente: Marcus Vinícius de Almeida
Cores: Vermelho e Branco
Sede: Copacabana
Em 2016, 10° colocada da Série A com "Ogum"
Diretor de Carnaval: Julião Gresa e Samuel Gasman
Enredo: "Vou Festejar com Beth Carvalho, A Madrinha do Samba"
Carnavalesco: Marco Antônio Falheiros
1° Casal de MS e PB: Wanderson e Bárbara Falcão
Autores: Pixulé, Rafael Tubino, James Bernardes, André Kaballa, Marcelão, José Mário, Pedro Miranda, Victor Alves e Marco Moreno
Bateria "Show de Ritmo"
Diretor: Mestre Claudinho
Rainha de Bateria: Alexandra Montrezor
Intérprete: Igor Vianna

Resultado de imagem para Bandeira da Alegria da Zona Sul

Ê lindo luar
Ilumine as "andanças" dessa gente
É semba, tambores a contagiar
É samba... malandro, vadio, valente
Então, a pequena bailarina
Viu a "alvorada" menina
Lá no morro, que beleza
Seguiu a melodia da canção
As "folhas secas" e as "rosas" de Mangueira
E descobriu seu dom, amor pra vida inteira

"Esquece a dor"... Entra na roda
"Doce refúgio" onde a arte foi morar
Caciqueando à sombra da tamarineira
O subúrbio te chama pra cantar

Sambista de corpo e alma
"Você vale ouro", é inspiração
No sonho da democracia
Lutando pela liberdade de expressão
Um coração que espelha a grandeza
Tão "gloriosa" que "nem cabe explicação"
Bonito é falar de você
Ouvir tua voz encantando o infinito
Madrinha, "divina" dama
O povo te aclama, "não é pecado sambar"
"O show tem que continuar"

Bate na palma da mão, levanta poeira
De vermelho e branco, vou festejar
Na Alegria, o batuque é de arerê
Beth Carvalho, o meu samba é pra você



3° - G.R.E.S. UNIDOS DO VIRADOURO

Presidente: Gustavo Clarão
Cores: Vermelho e Branco
Sede: Barreto (Niterói)
Em 2016, 3° colocada da Série A com "O Alabê de Jerusalém, A Saga de Ogundana"
Diretor de Carnaval: Comissão de Carnaval
Enredo: "...E Todo Menino é Um Rei"
Carnavalesco: Jorge Silveira
1° Casal de MS e PB: Diego Machado e Alessandra Chagas
Autores: Claudio Mattos, Felipe Filósofo, Diego Nicolau, Fabio Borges, Manolo, Renan Gêmeo, Bertolo, Rodrigo Gêmeo e Anderson Lemos
Bateria "Furacão Vermelho e Branco"
Diretor: Mestre Maurão
Rainha de Bateria: Raíssa Machado
Intérpretes: Zé Paulo Sierra e Dominguinhos do Estácio

Resultado de imagem para Bandeira da Viradouro

Os sonhos nos acordes da canção
O coração se entrega à magia
Cenário de aventura e ilusão
Onde a imaginação é poesia
No meu pequeno lugar viajei
Na infinita imensidão do meu olhar
Gira boneca, brinca de porta-bandeira

Nessa brincadeira quero ser seu par 

Desejo ser mais um super-herói
Porque menino sonha demais
Menino sonha com coisas que nunca esquece
E quando cresce não vê jamais

Erê, erê, erê, erá
Ê menino rei, vem batucar

Quem dera poder tocar as nuvens de algodão
Quem dera mergulhar na doce tentação
Colorir um mundo bem mais belo
Fazer da alegria o meu castelo
Com lápis de cor, eu vou desenhar
Traços da minha paixão
No amanhã, eu acredito é nessa molecada
Que não dá bola pra tristeza, não
Na proteção da ibejada

Abre a roda ioiô… é ciranda
Entra na roda criança, vem sambar 
Viradouro… foi nesse chão que me criei
Aqui todo menino é um rei



4° - G.R.E.S.E. IMPÉRIO DA TIJUCA

Presidente: Antônio Marcos Teles (Tê)
Cores: Verde e Branco
Sede: Morro da Formiga
Em 2016, 7° colocada da Série A com "O Tempo Ruge, A Sapucaí é Grande e o Império Aplaude o Felomenal"
Diretor de Carnaval: Comissão de Carnaval
Enredo: "O Último dos Profetas"
Carnavalesco: Junior Pernambucano
1° Casal de MS e PB: Luiz Augusto e Gleice Simpatia
Autores: Ferreti, Ismael David, Sergio, Michel do Alto, Orlando Ambrosio, Gilmar L. Silva e Washington Motta
Bateria "Sinfonia Imperial"
Diretores: Mestres Jordan, Júlio e Paulinho
Rainha de Bateria: Laynara Teles
Intérpretes: Rogerinho e Daniel Silva

Resultado de imagem para Bandeira do Império da Tijuca´

Raio de luz prenuncia a vinda
A noite encantada é tão bonita
Virá um anjo bom anunciar
Um nascimento na aldeia de Judá
O emissário da esperança
Um ser de luz
Profeta, de muita fé no coração
Sou teu seguidor nessa missão

Deixa florescer palavras
Renascer da dor
Salve o meu santo
Tua mensagem é que me traz acalanto
Venho te homenagear, em verde e branco

Na umbanda ele é o rei Xangô
Kaô kabecilê
Vem ver no ylê meu orixá dançando no xirê
Levo na gamela o amalá
Na pedreira eu vou ofertar

Yaô Xangô é protetor

Na festa junina segue a devoção
Vem “si minino” pro forró e pro baião
A sinfonia com a zabumba e viola
Dançar quadrilha meu amor chegou a hora
De pular fogueira, soltar balão é “pra lá de bão”
O céu fica todo iluminado, o arraiá tá animado
Viva São João!

O meu Império é a voz da justiça
O Morro da Formiga canta em louvação 
Então me batizei em tuas mãos
Nas águas do Rio Jordão


5° - G.R.E.S. UNIÃO DO PARQUE CURICICA

Presidente: Erivelton Azevedo
Cores: Azul, Vermelho e Branco
Sede: Curicica (Jacarepaguá)
Em 2016, 11° colocada da Série A com "Corações Mamulengos"
Diretor de Carnaval: Wanderson Sodré
Enredo: "O importante é ser feliz e mais nada!"
Carnavalescos: Leandro Mourão e Vitor Mourão
1° Casal de MS e PB: Marcinho e Shayene
Autores: Alex Português, Neguinho, Berequinho JPA, Tide, Tonho do Cavaco, Mariano, Fabian Guerreiro, Cléber, Aniceto e Robertinho Bacairis
Bateria "Audaciosa"
Diretor: Mestre Leo
Rainha de Bateria: Patrícia Chélida
Intérprete: Ronaldo Yllê

Resultado de imagem para Bandeira da Curirica

Revirando nosso baú de lembranças
Encontrei brinquedos fascinantes
Voltei aos tempos de criança
Tem ciranda, amarelinha
Campainha da vizinha
Pique esconde, pique tá
E aquela brincadeira de beijar
Na tela da TV tem trapalhadas
Dinheiro voando, gargalhadas
Chega a rainha em sua nave espacial
Ô Terezinha, vocês querem bacalhau

É o amor, meu amor, é fogo e paixão
"Mina" veneno conquistou meu coração
Bota o vinil pra tocar
Quero vê-la sorrir, quero vê-la cantar

A cada dia surge um novo amanhecer
Quem sabe faz a hora
Não espera acontecer
O tempo voa
Cara pintada gritou não foi à toa
Nada do que foi será
A natureza é forte
Mas tem que preservar
Mais educação pra esse povo varonil
Salve a juventude do Brasil
Cantando e recordando antigos carnavais
Tempos que não voltam mais
Nosso baú é esse, valeu!
Diz: qual é o seu?

Vem comigo amor, sou Curicica
Aqui o samba é nossa raiz 
Não se reprima, solte essa fera
O importante é ser feliz!


6° - G.R.E.S. ESTÁCIO DE SÁ

Presidente: Leziário Nascimento
Cores: Vermelho e Branco
Sede: São Carlos
Em 2016, 12° colocada no Grupo Especial com "Salve Jorge! O Guerreiro na Fé"
Diretor de Carnaval: Marcão Selva
Enredo: "É! O moleque desceu o São Carlos, pegou um sonho e partiu com a Estácio!"
Carnavalescos: Chico Spinoza e Tarcísio Zanon
1° Casal de MS e PB: Zé Roberto e Alcione
Autores: Daniel Gonzaga, Edson Marinho, Cláudio Russo, Lequinho, Igor Ferreira, Jorge Xavier, Salviano, Júlio Alves, Alexandre Moraes, Marquinhos, Hugo Bruno, Tinga e Gabriel Martins
Bateria "Medalha de Ouro"
Diretor: Mestre Chuvisco
Rainha de Bateria: Luana Bandeira
Intérprete: Thiago Brito

Resultado de imagem para Bandeira da Estácio de Sá

Acreditava na vida…
E na alegria de ser feliz
Andava no São Carlos
Pensava em ser guerreiro
Com terras e gentes a conquistar
Ô Dina… seu guri foi em busca de um sonho
Espalhar todo amor que componho
Pus a perna no mundo e parti
Ô Dina… seu moleque voltou novamente
Pra fazer mais feliz essa gente
Chega de chorar, vamos sorrir

Eu vou mostrar pra vocês
Como se dança o baião
Acender a fogueira
Louvar São João
Herança que vem de pai
Lembranças do seu lugar
Saudade meu remédio é cantar!

Quando eu soltar a minha voz entenda
Que palavra por palavra
Eis aqui a minha escola
Se entregando
Diga lá meu coração
Na moçada ponho fé
Peito aberto lá vou eu
Porque nada foi em vão
É… a esperança continua
Quero sentir a dor dessa manhã
Olha o meu povo cantando nas ruas
Viver e não ter a vergonha de ser feliz
Cantar… a emoção de um aprendiz
A vida é um grito de alerta
Um ponto de interrogação
É bonita! O que é, diga lá meu Leão

Eô eô eá… berço do samba! Estácio de Sá!
Eô eô eá… a nossa festa vai recomeçar!



7° - G.R.E.S. ACADÊMICOS DE SANTA CRUZ

Presidente: Moysés Coutinho (Zezo)
Cores: Verde e Branco
Sede: Santa Cruz
Em 2016, 12° colocada da Série A com "Diz Mata! Eu Digo Verde! A natureza veste a incerteza, e o amanhã? (O Clamor da Floresta)"
Diretor de Carnaval: Ricardo Simpatia e Lúcio Costa
Enredo: "Vou levar somente o que couber no bolso e no coração! Uma viagem de sabedoria além da imaginação..."
Carnavalescos: Comissão de Carnaval (Lucas Pinto, Munir Nicolau e Wladimir Morellembaumm)
1° Casal de MS e PB: Mosquito e Roberta Freitas
Autores: Renatinho do Batuque, Junior Pitbul, Jack Topete, Jorge Maia, Gil Lessa, Rafael Lima, Claudio Brow, Henrique Negão, André Felix, Roninho Remandiola, Tatiane Abrantes, Preguinho Santa Cruz, Zé Luiz, Cláudio Russo, Fernando de Lima, Zé Gloria e Marquinhos Beija-Flor
Bateria "Tabajara"
Diretor: Mestre Riquinho
Rainha de Bateria: Larissa Nicolau
Intérpretes: Carlinhos Pavarotti e Gabby Moura

Resultado de imagem para Bandeira da GRES Santa Cruz

Vai jorrar a fonte da sabedoria
De encantos e magias
Os tambores vão soar
Conta um sábio ancião
Que na luta do bem contra o mal
Um menino com dom divinal
Enfrentou e venceu Karabá
Onde nasce a fantasia
Contos de raro esplendor
Há uma luz de esperança
Brilhando no olhar do escritor

Vibrante alegria
Gigante aventura
Era uma vez na ilusão
A princesa e o dragão
No encontro da leitura

Eu vou, me leva
Nas asas da imaginação
Voltar a ser criança
Guardar a herança de cada lição
A literatura infantil
Enriquece meu Brasil
Vem conhecer meu castelo
No sonho mais belo
Que a inocência traduz
Ó Monteiro Lobato
O gênio de fato
Ilumina Santa Cruz

Só vou levar na minha emoção
O que cabe no bolso e no meu coração
Nossa escola é paixão, verdadeira raiz
É verde e branco um final feliz



Para consultar o regulamento dos desfiles da Série A, clique aqui.

Os desfiles começam as 22h, com a TV Globo entrando com transmissão (apenas para o estado do Rio) às 22h45. O serviço on-demand do canal, GloboPlay, também transmitirá os desfiles, só não sei se a transmissão será nacional.

Cada escola tem entre 45 e 55 minutos pra realizar sua apresentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Suporte: Template Blogger -