Sambas Aleatórios da Segunda: Pernambucópolis

Caríssimos, ilustríssimos e estimados leitores. Estavam com saudade? Nós também. Mais uma vez a SASEG regressa para mais uma edição sempre com sua missão de desempoeirar mais um samba esquecido na memória, seja ele bom, regular, ruim, mais ou menos... enfim, como a gente nunca cansa de enfatizar neste humilde espaço, o que importa é relembrar a obra protagonista da coluna. No último texto, relembramos a "Estória pra ninar um povo patriota" trazida pela Grande Rio em 1995. Na edição de hoje, vamos avançar um pouco menos no tempo e chegar a 2014 para recordar a "Pernambucópolis" da Mocidade Independente de Padre Miguel.

Resultado de imagem para Mocidade 2014A verde e branca da Zona Oeste vivia tempos difíceis. Se na pista, flertou com o Grupo de Acesso duas vezes, a política da escola era tumultuada - tanto é que isso quase refletiu no carnaval da escola. Buscando dias melhores, a escola apostou em 2014 na "Pernambucópolis" desenvolvida por Paulo Menezes que homenageava o estado de Pernambuco e o inesquecível carnavalesco Fernando Pinto (1945-1987), campeão pela escola em 1985 com o memorável "Ziriguidum 2001". Um dos pontos fortes do enredo era o samba, assinado pela parceria capitaneada pelo cantor Dudu Nobre, cuja frase que marcou era "Independente na identidade". O discurso era claro: a Mocidade precisava "virar o jogo". Mas os problemas políticos, dentre eles a queda do então presidente Paulo Vianna a poucos dias do carnaval, e o atraso no barracão atrapalharam demais o desenvolvimento. A escola, ainda assim, conseguiu fazer um bom desfile, a destacar o samba ter funcionado e a plástica ser, ao menos, digna. No fim das contas, acabou obtendo um nono lugar.

Vamos relembrar?

MOCIDADE 2014 - "Pernambucópolis"

Compositores: Dudu Nobre, Jefinho Rodrigues, Marquinho Índio, Jorginho Medeiros, Gabriel Teixeira e Diego Nicolau

Intérprete: Bruno Ribas

Eita, saudade danada
Vim das estrelas com meu ziriguidum
"Parece que estou sonhando"
Meus olhos reencontrando
Minha gente, meu lugar
É Vitalino ao som do baião
Tem batucada no meu São João
"Vixe Maria", me de proteção
Rodei ciranda com os pes na areia
Toquei viola sob a lua cheia

Chegue, venha cá forrozear
Zabumbei meu coração
Puxa o fole, sanfoneiro
"Arretado" é meu sertão

Ah, meu Pernambuco...
Sou mameluco, leão do Norte sou
Um peregrino, personagem de cordel
Levo comigo meu "padim Padre Miguel"
Eu danço frevo até o dia clarear
No colorido do folclore, vem brincar
Abre a sombrinha que o "galo" madrugou
Tambem tem festa em Olinda, meu amor!
Vejam quanta alegria levar vou levar
Viver um sonho no espaço sideral
Da pioneira, ergo a bandeira
"Pernambucópolis", meu carnaval!

Louco de paixão, sempre vou te amar
Luz da emoção no meu cantar
Independente na identidade
Com muito orgulho, "eu sou Mocidade"



(Foto: RIOTUR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Suporte: Template Blogger -