BR-15: 20 rodadas se passaram, quem briga pelo que?

No último domingo o Campeonato Brasileiro chegou a sua 20° rodada, ou seja, mais da metade do campeonato já foi pro saco, e por conta disso resolvi fazer meus pitacos sobre a competição: quem vai brigar pelo título, quem briga pela vaga na Libertadores, quem fica na zona da marola e quem briga pra fugir (ou não) da zona da degola. Eis então os pitacos do Carlão.

BRIGA PELO TÍTULO: Vejo três francos favoritos para o título: Corinthians, Atlético-MG e Grêmio. O Timão conseguiu arrancar para virar o turno na liderança, tem um bom elenco e um excelente técnico, mas terá dificuldades para o returno já que perdeu o atacante Luciano - que machucou o joelho e só volta ano que vem - e dependerá das atuações de Vagner Love, que até foi bem contra o Cruzeiro, mas como diz o ditado: nunca se sabe o dia de amanhã. O Atlético tem um bom elenco, com direito a Lucas Pratto em grande fase, passou a maior parte do 1° turno na liderança, mas o que pode pesar contra o Galo é o retrospecto, pois nos últimos 3 jogos venceu um e perdeu dois - sem contar a eliminação na Copa do Brasil. O Grêmio entrou de vez na briga depois da épica goleada sobre o Inter por 5x0, o time vem sendo bem ajeitado pelo desacreditado técnico Roger Machado (penou pra vencer o Joinville, é verdade) mas para chegar ao caneco terá que mostrar muito mais força e contar com o tropeço dos rivais. Nessa disputa, Fluminense e Palmeiras tem remotas chances de conquistar a taça.

VAGA NA LIBERTADORES: Para se juntar aos três acima citados (pode ser que um deles possa perder a vaga) estão no bolo Palmeiras e Fluminense. O verdão reconstruiu seu elenco e para mim tem certa vantagem, mas o que pode pesar contra o alviverde é a alternância de atuações da equipe. O Flu tem um elenco repleto de jogadores que antes eram desconhecidos, já que o orçamento ficou curto com a saída da unimed, e tendo como referência o capitão Fred e o recém-chegado Ronaldinho Gaúcho, mas, assim como o Palmeiras, também sofre com a alternância de atuações, será uma briga boa. São Paulo (mais um que sofre com as atuações) e Sport (que faz uma campanha surpreendente) correm por fora por uma vaga na competição sul-americana.

MEIO DE TABELA: Por estar na zona dos 30 pontos, o Atlético-PR (que chegou a ser líder no começo do campeonato) tem poucas chances de beliscar uma vaga na Libertadores. No mais, Chapecoense, Internacional e Santos podem ficar sossegados. Mas como no futebol tudo é possível, muita coisa pode mudar nesse parâmetro.

REBAIXAMENTO: A luta pra sair da degola está equilibrada! Pelo quadro atual, temos a certeza que pelo menos um time de Santa Catarina vai cair e nesse briga quem deve se ferrar é o Joinville. A briga por duas vagas indesejáveis ficará entre Goiás, Coritiba e (pasmem!) o Cruzeiro... sim, logo o Cruzeiro, atual bi-campeão Brasileiro. Figueirense e Flamengo digamos "correm por fora" mas tem que se preocupar por que dependendo do andar da carruagem... Por fim, o Vasco, que está numa situação desesperadora, acredito que só um milagre divino salva o cruzmaltino...

Pois bem, esses são os meus pitacos para o BR-15, concordem ou discordem a vontade. Mas é sempre bom alertar: no futebol tudo pode acontecer, e pelo andar do campeonato este quadro pode mudar de rodada a rodada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Suporte: Template Blogger -