Carnaval ApoteÓtica 2018: Crônica da segunda noite de desfiles da Série A

Reproduzo abaixo minha análise por escrito sobre a segunda e última noite dos desfiles da Série A. Entre a noite de ontem e madrugada de hoje, mais sete escolas pisaram na Marquês de Sapucaí. Uma maratona que confirmou expectativas.




ALEGRIA DA ZONA SUL — Desfile mediano. Samba passou bem apesar a Harmonia ser muito irregular. O conjunto visual assinado por Marco Antôno Falleiros foi bem simples. Destaque para o carro de som e a comissão de frente que trouxe uma faixa pedindo “não a intolerância religiosa”. Ademais, outro desfile que deve ficar no meio da tabela.




SANTA CRUZ — Desfile bem ruim da verde e branca. Não bastasse o fraco samba não ter pegado (apesar do Quinho dar seu show de animação) e o visual bem aquém do proposto, o problema com a última alegoria — que ocasionou um enorme buraco da concentração até o setor 3, aparente para o primeiro módulo de julgadores — dificultou ainda mais as pretensões da escola no grupo.




VIRADOURO — O primeiro desfilaço da noite. Confirmando as expectativas, a escola de Niterói foi impecável e irretocável do começo ao fim. Um verdadeiro rolo compressor. Os quesitos de pista foram perfeitos e o conjunto visual deslumbrante. Outros destaques da apresentação foram a Bateria e o carro de som, liderado por um competente e empolgado Zé Paulo Sierra fantasiado de Michael Jackson no famoso clipe “Thriller”. O que pode pesar contra a escola é o problema na parte de trás do abre-alas, que passou apagado. Ademais, resta dizer o que estava desenhado em todo o pré-carnaval: a Viradouro é forte candidata ao título.




ROCINHA — Infelizmente, um desfile decepcionante. O começo foi até bom, mas do segundo setor em diante o que se viu foi desanimador.  Fora que teve fantasias incompletas, Evolução com clarões, entre outros problemas. Os únicos destaques são o Samba rendendo muito bem e o carro de som irretocável. Fica longe da disputa do título como se esperava e vai ter que se preocupar com a parte de baixo da tabela.




CUBANGO — A grande surpresa da noite. Lindo desfile da academia niteroiense. Totalmente fidelíssimo a obra do Bispo do Rosário. A dupla de carnavalescos estreante na Sapucaí fizeram um trabalho sensacional — recompensado com o Estandarte de Ouro de melhor escola. O samba rendeu muito bem ajudado pela fantástica atuação de Evandro Malandro, fundamental para a escola também levar o prêmio de melhor samba. A Cubango enfim pode sonhar com as primeiras posições.



INOCENTES DE BELFORD ROXO — Após o atraso de quase meia hora para começar o desfile devido a um problema com as alegorias da Cubango na dispersão — e por isso, ter que refazer sua arrancada — a Caçulinha da Baixada fez um desfile corretinho. O conjunto visual foi bem aceitável. Samba e (principalmente) Bateria foram os destaques. Provavelmente fica no meio da tabela.




UNIDOS DE PADRE MIGUEL — O outro desfilaço da noite. O grande destaque da apresentação da Unidos foi o conjunto visual exuberante — aliás, trabalho primoroso do João Vitor Araújo. Harmonia muito forte e Bateria muito bem. Destaque (e muitos aplausos) para o carnaval de superação de Vinícius e Jéssica, vide os problemas graves com a porta-bandeira no desfile do ano passado. Algumas pequenas falhas de acabamento em dois carros podem pesar contra, mas a UPM é mais uma vez forte favorita ao tão sonhado acesso.


Balanço Final


Terminados os desfiles, confirma-se o que estava desenhado em todo o pré-carnaval: a curiosa polarização entre madrinha e afilhada. Segue aqui um panorama de quem briga pelo que:

Favoritas: Unidos de Padre Miguel e Viradouro
Correm por fora: Cubango, Porto da Pedra e Estácio
Zona da marola: As cinco restantes
Rebaixamento: Sossego, Unidos de Bangu e Rocinha

Destaque: para a equipe de transmissão da TV Globo. Salvo uma derrapada ou outra, um entrosamento perfeito. Destacando também a estreia de Lucinha Nobre como comentarista dos desfiles.

Resta saber agora o que os trinta e seis envelopes nos reservam na quarta-feira de cinzas.




2 comentários:

  1. Seus comentários são bastante sensatos! Eu não consegui gostar do desfile da Cubango! Achei de uma plástica muito pobre! Acho que as candidatas ao rebaixamento são U de Bangu, Ac do Sossego Ac de Santa Cruz. A Renascer me surpreendeu. A bateria de Jacarepaguá foi o seu ponto alto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo elogio! Fico feliz que tenha gostado das análises. Vamos por partes: acho que o Cubango teve uma plástica bem aceitável para o enredo. E apesar do desfile ruim, eu não boto a Santa Cruz como candidata ao descenso. Pode até ser que no resultado fique atrás da Rocinha, por exemplo.

      Excluir

Suporte: Template Blogger -