Carnaval ApoteÓtica: Apuração de Niterói 2017

Na última quinta-feira (2) aconteceu a apuração do carnaval de Niterói, este ano realizada na quadra da Unidos do Viradouro, no Barreto. Inicialmente prevista para as 15h, a leitura das notas começou com pouco mais de uma hora e meia de atraso. Foram conhecidos os vencedores dos três grupos da cidade: Principal, Grupo A (antigo Grupo de Acesso) e Grupo B (anteriormente denominado de Especial de Enredo) além do resultado do recém-criado Grupo de Avaliação. E o blog ApoteÓtica - este ano em parceria com a Rádio Show do Esporte - esteve presente e acompanhou a definição das campeãs do carnaval da cidade-sorriso, numa apuração que foi interrompida duas vezes devido a queda de energia e a um temporal.



Antes das notas em si, foi anunciado o resultado do recém criado Grupo de Avaliação, que desfilou na segunda-feira. Nele, Unidos do Castro e Tá Rindo Porquê? foram aprovadas e irão desfilar no Grupo B em 2018. Já a outra avaliada, a Grilo da Fonte não cumpriu os critérios e não desfilará em 2018.

Logo após, foram lidas as notas do Grupo B (até o ano passado, chamado de Grupo Especial de Enredo). Antes da leitura das notas, foram anunciadas as punições: a União da Engenhoca perdeu 2 pontos (numero de desfilantes abaixo do permitido) e Unidos do Barro Vermelho perdeu 4 pontos (2 por não apresentar Comissão de Frente e outros 2 por apresentar 1 quadripé). No anúncio das notas aconteceu de tudo, tudo mesmo. Antes da leitura do sétimo quesito, Evolução, ocorreu uma queda de energia. A apuração ficou paralisada por cerca de 10 minutos, só que o pior estava por vir: durante o intervalo, armou-se um temporal, o que obrigou os torcedores e as diretorias a ficarem abrigados na parte central da quadra - paralisação idêntica aconteceria no fim das notas. Enfim, vamos ao principal: o Bem Amado liderou de ponta a ponta a apuração, sendo até ameaçada algumas vezes pela Amigos da Ciclovia. Mas no fim, a bicolor da Grota sagrou-se campeã com muita folga: 4,5 a frente da segunda colocada. Confira a classificação final:

1° - Bem Amado, com 195,5 pontos (Promovida ao Grupo A em 2018)
2º - Amigos da Ciclovia, com 190,0
3º - Banda Batistão, com 185,5
4º - Independente do Boaçu, com 182,5
5º - Fora de Casa, com 180,0 (Desempate em Bateria)
6º - União da Engenhoca, com 180,0 (Rebaixada para o Grupo de Avaliação)
7º - Unidos do Maruí, com 169,0 (Rebaixada para o Grupo de Avaliação)
8º - Unidos do Barro Vermelho, com 147,5 (Rebaixada para o Grupo de Avaliação)

Na sequência foram conhecidas as notas do Grupo A, que desfilou na segunda e terça, deve ser por isso que a leitura das notas foi uma verdadeira salada e por isso me perdi na hora de acompanhar as notas - o mapa disponibilizo aqui embaixo, em imagem. No fim das contas, a Mocidade Independente de Icaraí foi a campeã, vencendo a Magnólia Brasil pela diferença de meio ponto e voltará para a elite niteroiense, da qual foi campeã entre 2007 e 2010. A azul e branca homenageou o cantor sertanejo João Gabriel, nascido em Niterói. Eis o resultado:

1° - Mocidade Independente de Icaraí, com 198,5 pontos (Promovida ao Grupo Principal)
2º - Magnólia Brasil, com 198,0
3º - Garra de Ouro, com 195,0
4º - Bafo do Tigre, com 194,5
5º - Galo de Ouro, com 192,5
6º - Unidos do Sacramento, com 192,5
7º - Experimenta, com 190,0
8º - Balanço do Fonseca, com 188,5
9º - Tá Mole Mas é Meu, com 186,5 (Rebaixada para o Grupo B)
10º - Cacique da São José, com 167,0 (Rebaixada para o Grupo B)

E com o relógio se aproximando das 19 horas, enfim começou a apuração do Grupo Principal. Souza Soares e Alegria da Zona Norte saíram atrás na pontuação. A verde e branca perdeu 2 pontos enquanto que a escola do Bernardino perdeu 3,5 por estourar o tempo de desfile - o que gerou muitos protestos. Nas notas, mostrou-se inicialmente a disputa entre Combinado do Amor e Império de Araribóia, mas a partir do quarto quesito, a azul e branca despencou e colocou a Folia do Viradouro na briga até esta virar o placar e assumir a ponta. Ao fim do penúltimo quesito, samba-enredo, Império e Folia empataram na pontuação graças ao meio ponto perdido pela vermelha e branca. Com isso, bastavam duas notas dez para a agremiação de São Lourenço faturar no desempate o título inédito. Mas o drama não acabou ali. Na última nota, o Império levou 9,5 que acabara sendo fatal, e em seguida ouviu-se a nota 10 que sacramentou o tricampeonato da Folia do Viradouro. No fim 197,5 contra 197. A vermelha e branca de Santa Rosa conquista o quarto título em sua história (além do tri 15/16/17, a escola venceu em 2012) com o enredo "É sorte ou azar? No cassino Folia pode apostar!".

E assim terminou o Grupo Principal:

1° - Folia do Viradouro, com 197,5 pontos
2° - Império de Araribóia, com 197,0
3° - Combinado do Amor, com 196,5
4° - Unidos da Região Oceânica, com 191,5
5º - Sabiá, com 190,0
6º - Alegria da Zona Norte, com 189,5
7º - Grupo dos Quinze, com 189,5 (Rebaixada para o Grupo A)
8º - Souza Soares, com 186,0 (Rebaixada para o Grupo A)


Para baixar os mapas (apenas do Principal e do Grupo B) clique no link a seguir: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1G1hf_cqXdficqrr4ZhOAzI4_lM0h_OfwpoIr2unpMMQ/edit?usp=sharing



Mapa dos resultados de Niterói (Fonte: Blog Na Cadência da Bateria)

Pela primeira vez, a apuração niteroiense foi transmitida pela internet, através da página da Prefeitura de Niterói. Confira abaixo alguns dos vídeos:

Apuração do Grupo B



Notas finais do Grupo Principal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Suporte: Template Blogger -