Sambas Aleatórios da Segunda - Os Encantos da Costa do Sol

Depois de um novo hiato por motivos de força maior, a "SASEG - Sambas Aleatórios da Segunda" está de volta. A cada segunda-feira vamos relembrar "do nada" alguns sambas "esquecidos" na história, sejam eles lindos, bonitos, medianos, ruins ou nem tanto. Na última coluna, desempoeiramos do nosso glorioso baú de memórias "O Magnífico Niemeyer", tema apresentado pela possante Unidos de Lucas em 1990, famoso pelo refrão "Quero ver Cuba lançar". Hoje, a obra que a SASEG traz contém um viés de homenagem: relembraremos hoje "Os Encantos da Costa do Sol", samba-enredo que a Tradição apresentou em 2002. A obra era composta pela dupla Adalto Magalha (já falecido) e Lourenço, falecido no domingo retrasado e a quem vamos homenagear.

Embalada pelo oitavo lugar obtido pelo empolgante desfile sobre a vida de Silvio Santos, o condor querido de Campinho buscou inspiração na Região dos Lagos para o carnaval de 2002. A abertura da sinopse dizia: "Uma Costa linda e primitiva, pronta à ser descoberta e desvendada. Protegida por lendas marítimas, possuídas por desbravadores" passando pela navegação, florestas até chegar no lazer e terminar no mar. O samba, vencido pela terceira vez consecutiva pela dupla já citada, não era dos mais criativos em termos de letra e uma melodia razoável pra boa, embora fosse bem audível e gostoso de se ouvir graças a excelente produção do CD - o melhor da Era Cia dos Técnicos, ao meu ver. O desfile, bem, foi bem fraco. Fora a impagável cena do então tricolor Roger Flores cantar o samba junto com o carro de som e o microfone da Globo só pegar a voz dele (ele seria "xotado" de lá no instante seguinte), foi uma apresentação bem problemática em quase todos os quesitos, "ajudada" pela quebra da segunda alegoria, que comprometeu toda a evolução. No entanto, terminou em 13° lugar, ficando 5.4 a frente da São Clemente. Teve a sorte de que a partir daquele ano só cairia uma escola e, portanto, se safou.

Vamos relembrar este samba para homenagear o Lourenço - que já foi feita no último Carnaval Show, com esta mesma obra. Que o eterno autor de "Sorte Grande" descanse em paz.

TRADIÇÃO 2002 - "Os Encantos da Costa do Sol"

Compositores: Adalto Magalha e Lourenço

Intérprete: Celino Dias

Vou
Atravessar a ponte
Ver
O sol dourar o horizonte
O céu e o mar se encontrar no infinito
Ai meu Deus como é bonito
As gaivotas bailando pelo ar
Hoje eu quero amor te namorar
Vem na onda dessa mar, iôiô... ô, ô, ô
Vem pro sol se bronzear, iáiá... a, a, a
É a Região dos Lagos
É sal, é emoção
Os encantos da Costa do Sol
Com a Tradição

Roda, roda baiana que o clima esquentou 
Mostra que o teu sorriso é uma flor

Joga a rede no mar, pescador
Tem riquezas pra você buscar
Se um canto de amor ecoou ôô
É de mãe Iemanjá
Vem a noite e a nobreza
No brilho do luar
Um convite pra se amar
E de prazer (Olha a onda!)
Vou me acabar

Olê, lê, lê
Tem areia no Ganzá
Olê, lê, lê 
Tem magia esse lugar


Foto: Galeria do Samba



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Suporte: Template Blogger -