Em Geral: 12 de Outubro de 1995


São Paulo, quinta-feira, 12 de outubro de 1995. Na Rede Record era exibido o "Palavra de Vida" programa produzido pela Igreja Universal do Reino de Deus, que estava no seu quinto ano de concessão da emissora paulista. Tudo corria normalmente até que Sérgio Von Helder protagonizou uma das cenas mais chocantes e estarrecedoras da história da televisão, o pastor deu vários chutes numa imagem de Nossa Senhora Aparecida, além de ofender moralmente a santa com a seguinte frase: "nós estamos mostrando às pessoas que isso aqui não funciona, isso aqui não é santo coisa nenhuma (...) Será que Deus, o Criador do universo, pode ser comparado a um boneco desse, tão feio, tão horrível, tão desgraçado". O Brasil estava presenciando naquele momento uma intolerância religiosa gratuita, e justamente no dia que era dedicado a santa. Evidentemente, o caso ganhou repercussão (fortíssima, por sinal) na imprensa e causou indignação principalmente dos católicos, religião ao qual a santa pertence, até mesmo o então presidente da república Fernando Henrique Cardoso, ateu declarado, repudiou o fato: "O Brasil é um país democrático conhecido por sua tolerância (…) qualquer manifestação de intolerância fere seu espírito de união, bem como o seu espírito cristão".


Exatos 20 anos depois do episódio, fica uma pergunta no ar: e se o chute na santa tivesse acontecido nos dias de hoje? na era da tecnologia, das mídias sociais? claro que, o ato seria rejeitado pela maioria esmagadora, mas a indignação seria muito maior do que vinte anos antes, isso devido a suprema força das redes sociais e fóruns de internet, bem verdade que alguns mais exaltados e nada amistosos iriam exalar palavrões, ofensas e até ameaças contra o pastor. Se tivesse feito isso hoje, Sérgio não teria onde enfiar a cara, talvez até teria que andar com seguranças temendo linchamentos morais e físicos, teria que recuar e fazer aquele famoso "pedido de desculpas", aliás, depois do episódio, Von Helder rompeu com a IURD e fundou outra igreja, há dois anos chegou a ventilar um boato que ele teria se convertido ao catolicismo, o que foi negado. Pelo episódio, Von Helder foi condenado duas vezes mas teve a pena convertida em multa.

Todos nós temos direito de manifestar quaisquer religiões, desde que haja respeito. A atitude desnecessária de Von Helder começou a sepultar a reputação da Universal, já que no final daquele 1995 fora feita a famosa denúncia sobre a arrecadação de dízimo dentro da igreja (marcado pelos vídeos de Edir Macedo, um contando notas de dólar após um culto em NY e outro dizendo aquela famosa frase: "Ou dá, ou desce") de qualquer maneira ele foi duramente criticado - e com toda a razão - pois respeitar a religião semelhante é uma coisa, não aceitá-la e pior, ofendê-la e agredi-la, é diferente. A bíblia até diz isso: "Não julguem, para que vocês não sejam julgados. Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados".

Intolerância não! Viva e deixe viver!
Viva Nossa Senhora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Suporte: Template Blogger -