Em Geral: Rejeitar ou não?

O grande assunto da semana é o julgamento das contas públicas da presidente Dilma Rousseff referentes ao ano de 2014. A tendência é pela rejeição das mesmas por parte do TCU, caso se confirme, o assunto vai virar uma verdadeira bola de neve e dar muita dor de cabeça ao Palácio do Planalto.

O TCU vai decidir se rejeitará as contas da presidente por conta das "pedaladas fiscais" que o governo teria feito para não terminar no vermelho - o que de nada adiantou, pois as contas do setor público fecharam com o pior resultado da história. Caso o TCU rejeite de fato as contas do Executivo, o caso vai para o Congresso, que por sua vez vai decidir se oficializa a rejeição ou não. Caso a rejeição passe pelo Legislativo, há três consequências: a primeira é a responsabilização dos membros do Executivo; a segunda é restrição dos recursos públicos; e a terceira é a perda dos direitos políticos dos membros do Executivo - consequência essa que os movimentos anti-Dilma que apoiam um possível impeachment torcem incessantemente.

Dilma que já vem sendo duramente criticada (inclusive por mim) por suas trapalhadas no governo, foi mais uma vez criticada por tentar fazer uma manobra pedindo a suspensão da análise de suas contas do ano passado e o afastamento do relator Augusto Nardes. Os pedidos, óbviamente, foram negados.

Dona Dilma, ao invés de tentar uma virada de mesa no TCU para esconder suas pedaladas, deveria é se sentir envergonhada pelo colapso que se transformou o ambiente no Palácio do Planalto e (principalmente) o Brasil. Já não basta a crise econômica, povo reduzindo os gastos, aliados virando opositores, a sua "Pátria Educadora" virando chacota mundial e possíveis derrubadas de vetos, agora essa possível rejeição das suas contas que podem acarretar no possível impeachment que vários movimentos de oposição tanto desejam. Se o governo brasileiro já era uma vergonha em si, agora então...

Tem muita água pra rolar no embate TCU/Congresso x Planalto. Aguardemos ansiosamente as cenas dos próximos capítulos.


[N.do.E.: o texto foi escrito momentos antes do anúncio oficial do TCU, que recomendou a rejeição das contas da presidente.]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Suporte: Template Blogger -