Em Geral: Um desabafo pela racionalidade

(por Carlos Alberto)

No momento em que começo a escrever, acabo de acordar cansado, reflexivo e muito, muito chateado. Ontem foi uma noite difícil, não pessoalmente, porém virtualmente. Li e vi coisas aterrorizadoras não ao meu respeito, em torno de um assunto específico. O leitor deve estar estranhando o porquê d'eu estar escrevendo este tipo de coisa em cunho particular, explico: quero fazer um desabafo, e este texto é uma pequena forma de libertar todo o estresse. E não pretendo fazer do jeito que estou acostumado, vou deixar de lado todos os cuidados que faço pra escrever, vou deixar de lado concordâncias, pontos e similares. Ah, o assunto específico citado é Flamengo x Corinthians, disputado ontem pelo Campeonato Brasileiro.

Resultado de imagem para Flamengo x Corinthians confusão no MaracanãNormalmente quem acompanha este blog sabe que em partida entre os dois clubes tem uma cobertura mais ampla, pois alguns colunistas (inclusive eu) torcem para os dois clubes. Eu gostaria muito, muito mesmo, de falar sobre o jogo, sobre a volta do Maracanã, sobre a festa da torcida. Mas infelizmente, não. Isso ficou em segundo, quiçá em último plano. Para entendimento do leitor: torcedores do Corinthians resolveram partir pra cima da Polícia Militar, na intenção de invadir a área destinada a torcida rubro-negra (atitude lamentável, que se diga) e como "resposta" a PM e o GEPE "trancou" os corinthianos no Maracanã afim de achar os brigões, pior, foram obrigados a tirar as camisas. Aí eu te pergunto: qual a necessidade de uma ação vergonhosa como essa? QUAL A NECESSIDADE? Ou vai me dizer que todos ali eram bandidos? Existem sim, torcedores que vão para o estádio fazer arruaça, mas existem torcedores que são pais de família, são pessoas honradas e honestas e que não merecem ser tratados como marginais. Pra que essa atitude desprezível? Isso é puro retrato do retrocesso. Puro retrato de uma PM controlada por um partido que reina há 12 anos na cidade do Rio e, felizmente, teve seu império derrubado - ainda que em âmbito municipal. E não é só aqui, a humilhação é em todo lugar.

Mas, sabe o que é pior que isso? Pior do que trucidar quaisquer cidadães inocentes tratados como "brigões"? É ver gente defendendo esse tipo de ação. O que eu vi de gente - inclusive pessoas que eu sigo - defendendo uma barbaridade por clubismo puro, não cabe em quatro livros. Nunca fui de escrever sentimentos pessoais, mas eu me pergunto o que esse pessoal tem na cabeça pra defender uma covardia dessas? Coisa bem babaca, coisa bem inútil. Sou torcedor do Flamengo e não escondo de ninguém, mas acima de qualquer torcida, sou bem racional, longe de ter pensamentos idiotas por amor exagerado ao clube. Diferencio clubismo da realidade. E repito: o que a PM e o GEPE fizeram com a torcida do Corinthians, independente de qualquer coisa, foi covardia. Peço perdão pelo que escrevo a seguir, mas: porra, vamos ser mais racionais e menos clubistas. Torcer exageradamente, pular, gritar, xingar pelo seu clube sim, mas acima de tudo, racionalidade e inteligência. Não sejamos hipócritas, como muitos no alto de machismo foram ontem.

Aos leitores, peço desculpas pelo desabafo. Na próxima coluna voltará tudo ao normal, do jeito que nos acostumamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Suporte: Template Blogger -