Em Geral: Protesto em Alvinegro

Hoje eu vou falar do Corinthians. Não, você não está na coluna errada. Esta não é a coluna da Fernanda e sim a minha - a corneta é por conta dela - mas hoje falarei do Corinthians não pelo que vem apresentando em campo, e sim pelo que tem chamado atenção fora dele, para ser mais preciso, nas arquibancadas. Como se sabe, a Gaviões da Fiel, principal organizada do clube, têm levado aos jogos faixas de protesto com os seguintes dizeres: "ingresso mais barato" (e não é para menos) "quem vai punir o ladrão de merenda" em alusão ao deputado Fernando Capaez (PSDB/SP) critico ferrenho das torcidas organizadas, que aliás, defende a extinção das mesmas, "futebol refém da Rede Globo", "CBF, FPF, vergonha do futebol", entre outras. O motivo do protesto foi a suspensão de 60 dias imposta à Gaviões, pelos sinalizadores acesos na decisão da Copa São Paulo de Juniores, quando o Corinthians foi derrotado pelo Flamengo.

Para começo de conversa, é bom situar que tais protestos derrubam de vez as famosas lendas de que "o Corinthians é o clube preferido da Globo", "A CBF favorece o Corinthians" e por aí vai. O que é uma grande bobagem, diga-se. O curioso (para ser bem generoso) é que o protesto começou de uma atitude equivocada da própria torcida, quando acendeu sinalizadores, que é proibido. Tudo bem, um erro não vai justificar o outro, mas, que a torcida perdeu a paciência com os desmandos das federações (se podemos chamá-las assim) que só fazem manchar cada dia mais a imagem do futebol brasileiro, isso está bem nítido. Não só os corinthianos, mas todas as torcidas (ou 95% destas) estão impacientes com os desmandos de federações e confederação que só mancham a imagem do futebol brasileiro. Não sei como é o autoritarismo da federação paulista, e a CBF é a casa da corrupção que todos nós já conhecemos. Evidentemente, a Globo não sairá impune na história, justamente porque as mesmas federações e confederação só acatam ordens da emissora, que por sua vez faz o que bem quer com o calendário do futebol. Se bem que recentemente a vênus platinada fez um acerto e tanto ao antecipar em 15 minutos o começo dos jogos de meio de semana, ressuscitando assim o horário das 21h45 - que não era adotado desde 2007 - o que consequentemente empurrou o Big Brother para depois da partida - ainda bem!

Na partida entre Corinthians e Santa Fe, válida pela Libertadores no último dia 2, surpreendentemente, a Globo deu foco as faixas de protesto. Galvão Bueno comentou os protestos com o seguinte argumento: "Eu gostaria de registrar que são só três canais que transmitem a Libertadores para o Brasil. (fazendo referência à Globo, Sportv e FOX Sports) A Globo é a única que transmite gratuitamente em TV aberta, como também fazemos com o futebol brasileiro há 40 anos. Mas protestar é direito do cidadão". Um argumento meio óbvio, porém com muita razão, até porque, antes da chegada da Fox Sports ao Brasil, apenas os canais globais exibiam o torneio. No clássico contra o Santos, pelo Paulistão, a torcida santista aderiu ao protesto, sendo que esta já conflita com a emissora desde o ano passado. Como já relatado, o torcedor perdeu a paciência, porém, iremos aguardar como este tiroteio irá terminar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Suporte: Template Blogger -