Em Geral: E a Imperatriz tem culpa?

(por Carlos Alberto)

Na sexta-feira passada foi deflagrado esquema de venda de carne estragada e pagamento de propina envolvendo funcionários do Ministério da Agricultura e empresários do ramo alimentício para relaxar a fiscalização e conseguir a liberação de licenças, batizado de "Operação Carne Fraca". Conforme o esquema foi se desdobrando, o estômago embrulhava só de saber a picaretagem da coisa. Grandes empresas, frigoríficos e (principalmente) o pilar econômico do país, o agronegócio - ainda que de forma pouco indireta. Vasculhando os comentários sobre o tema, um me chamou atenção e este virou o título deste artigo: Nesse mar de carnes podres e frangos misturados com papelão, iconicamente, faço aqui uma analogia com o carnaval: A Imperatriz tem culpa?

Resultado de imagem para Operação Carne Fraca

Os mais altos escalões do agronegócio brasileiro, que no começo do ano se preocuparam com o enredo da Rainha de Ramos, ao qual consideravam "ofensivo" a sua categoria, mas não esconderam a cara de pau quando fora descoberto uma tentativa de subornar índios para boicotar o tema leopoldinense, e pela negativa das tribos xinguanas começaram a destilar criticas à escola. Agora, vendo os beneficiários de sua produção envolvidos até o talo, criticam a operação com aquelas alegações do tipo "Não vejo nada de errado nessa gravação" e "Qualquer político, qualquer pessoa defende o setor produtivo." que são manjadas e furadas.

E a Imperatriz tem culpa?

Resultado de imagem para Imperatriz Leopoldinense 2017 desfile

Tem culpa de uma safadeza que poderia resultar (e graças a Deus não resultou) numa epidemia de infecção gastrointestinal, e pior, causar até câncer, dadas as substâncias descobertas nos produtos, e logo no país da ciranda onde a propina (uma vez mais) falou alto. Usando um vocabulário bem direto, os bandidos dos frigoríficos cagaram e andaram para a saúde do consumidor só pra lavar grana e dar um drible na fiscalização. Pior do que isso é ver a cara de pau de BRF e JBS - ambas detentoras de grandes marcas do ramo, entre elas Friboi e Seara - indo para a televisão para limpar sua barra com aquele papo furado de "a carne que nossos colaboradores consomem é a mesma que você" numa tentativa de abafar a Carne Fraca. Em vão. Países barraram temporariamente a exportação da carne brasileira tamanho o alarde que a operação causou.

Mas, e a Imperatriz tem culpa?

Bom, parece que a bancada ruralista, que tudo tem a ver com frigoríficos pegos e empresas com a boca na butija estavam preocupados mesmo é com a "ofensa" que um enredo de carnaval trouxe...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Suporte: Template Blogger -