Os Carros das Capas: De 1997 à 2002

Dando prosseguimento a série "Os Carros das Capas" falemos agora das alegorias, além de componentes intrusos, que estamparam as capas dos álbuns de samba-enredo entre 1997 e 2002, época em que, particularmente, tivemos capas até bem criativas, mas sem o grande brilho de outrora...

1997




Para eternizar a grandiosa vitória da Mocidade em 96, a imagem não poderia ser outra a não ser o brilhante e impactante abre-alas "A Criação da Terra", a comissão de frente também ganhou destaque na foto, que na capa foi colocada num fundo verde (bem sugestivo, não?) aonde acima estava o título do álbum e embaixo os dizeres "Mocidade Independente - campeã", infelizmente foi a última vez (até agora) que a estrela-guia de Padre Miguel esteve na capa de um CD de samba-enredo. Por falar em última vez, foi a última vez também que os sambas-enredo do Rio eram comercializados em LP, bem como a Brahma, que pela última vez patrocinava a bolacha digital.

1998




No ano de sambas populares, uma capa simples mas sem ser feia. A capa de 98 teve como foco um dos destaques do impactante abre-alas da Viradouro (As Trevas) que serviu para colocar o título do álbum em curva. A título de curiosidade: pela primeira vez, a ordem de execução do disco era de acordo com o resultado do carnaval anterior - até hoje é assim. Infelizmente, apesar dos sambas populares, o CD de 98 foi um fiasco de vendagem, muito por causa da ausência do Salgueiro, que brigado com a BMG preferiu gravar seu samba de forma independente. Infelizmente também, foi o último ano em que o álbum foi gravado no Teatro de Lona, que infelizmente foi desativado em 2002. Mas daquele ano, fica a lembrança da capa, que considero a mais linda da história, isso por razões bem óbvias...

1999





Agora começa a era das capas que precisam de uma explicação bem ampla, começando por 99: neste ano, a gráfica responsável tinha um problemão à resolver: como se sabe, em 98 tivemos duas campeãs (Mangueira e Beija-Flor) e com isso veio uma dúvida "Como colocar duas campeãs em uma capa?" a solução foi a mais simples possível, "rachar" a capa colocando um carro de cada escola. A Mangueira (e seu sensacional desfile) foi representada pela alegoria "Sanatório Geral", já a Beija-Flor (de um desfile técnico e resultado contestável) foi representada pelo carro "Casa de Açum" que ficou num ângulo bem esquisito, já que a escultura mostrada era virada para baixo. No fim, ficou um resultado agradável, com ambos os carros "divididos" pela escultura da Praça da Apoteose. Só pra constar: a Imperatriz foi ignorada na contracapa, recorrendo-se a repetição da capa, e a lateral da embalagem do disco recebeu o patrocínio do finado banco Bandeirantes, que na época era filiado ao Grupo Caixa Central de Depósitos.

2000



Outra capa que merece ampla explicação, dessa vez por sua criatividade. No ano 2000, nosso país comemorava 500 anos de vida, e como aquele carnaval era temático, a capa do disco não poderia fugir a regra. E o resultado foi o mais criativo possível, capa e contracapa se uniram formando a bandeira brasileira com várias imagens do desfile anterior. Na capa, a Imperatriz foi representada por um componente (que acabou tendo o rosto "dividido" na imagem) uma escultura do abre-alas (O Barroco, foto ao lado), uma destaque de alegoria e uma componente da ala das baianas. Um gráfico bem criativo para celebrar as 5 décadas de nosso país. Sobre os patrocínios, o Banco Bandeirantes estampou sua marca na lateral da embalagem pela segunda e última vez, aliás, ainda sobre patrocínio, mais uma curiosidade: O disco do Grupo Especial ganhou um novo patrocinador, a Loterj, responsável pelas famosas raspadinhas no estado. Aliás, o patrocínio da Loterj no álbum do carnaval carioca ficou bem frequente durante o governo do casal Garotinho.

2001




A primeira capa do novo milênio diria que foi um tanto que simplória quando esperava-se uma gráfica "do espaço sideral" para saudar a nova era que surgia. A alegoria que aparece na capa é "As Mercadorias Africanas" - se não me falha a memória foi a terceira do desfile anterior da Imperatriz. Aliás, deram tanto foco para a máscara deste carro (que dá impressão de estar encarando alguém) que os dizeres "Imperatriz Campeã 2000" (dessa vez, optaram pelo "Campeã 2000" ao invés de "Bicampeã") foi jogado para a lateral da embalagem, junto com o patrocínio da Loterj. Curiosidade: em alguns CDs, a logomarca da Liesa aparecia no canto direito baixo da capa, em outros, a logo não aparecia. Estranho... Ah, e a frase "Sambas de Enredo" ficou meio que muito grudada, não?

2002




Na época, falava-se mais do contestável resultado de 2001 do que do álbum em si, e 2002 nos trouxe uma capa no mínimo esquisita. Porque? Não era nenhum abre-alas, tampouco uma alegoria. A imagem escolhida para estampar o tricampeonato da Imperatriz na capa do ano seguinte foi... um componente da comissão de frente! Sim, a comissão de frente "Mouros e Cristãos" serviu de inspiração para a capa de 2002 - isso sem mencionar os dizeres "Imperatriz Tricampeã", em letras até bonitas. Ainda por cima, a comissão de frente da Beija-Flor também estampou a contracapa, ou seja, foi o CD das comissões. Por outro lado, a produção do disco nos presenteou com o CD Bônus, contendo sambas históricos das agremiações que faziam parte do Grupo Especial daquele ano - além, é claro, do CD com os sambas inéditos. Nos patrocínios, a Loterj ganhou a companhia do Governo do Rio e seu interessante slogan: "Fazendo nosso povo mais feliz" - lema esse que infelizmente não foi levado ao pé da letra pela gestão estadual da época. Enfim, é uma capa que não é feia, mas não é tão bonita assim.

No próximo texto da série, falo sobre as últimas capas da década de 2000, mais precisamente o período entre 2003 e 2009.

Um comentário:

  1. Interessante notar que o componente que estampou essa capa posteriormente cobrou "direitos autorais" da LIESA pelo uso da sua imagem. Evidentemente não arrumou nada. Depois disso a LIESA nunca mais usou fotos de componentes nos CD's. O componente é um grande amigo meu que eu prefiro preservar o seu nome.

    ResponderExcluir

Suporte: Template Blogger -