Carnaval ApoteÓtica 2018: Guia da Série A - Desfile de Sábado

Neste sábado, 10, continuam os desfiles das agremiações que disputam a Série A, equivalente ao Grupo de Acesso do carnaval do Rio. 13 escolas lutam por uma vaga no Grupo Especial em 2019, sendo que outras sete escolas adentram a Sapucaí nesta noite. E o ApoteÓtica, como tradicionalmente faz em todo carnaval, apresenta ao leitor a ficha técnica e os sambas de todas as estrelas do espetáculo que pisam na avenida logo mais.







Presidente: Marcos Vinícius de Almeida
Cores: Vermelho e Branco
Fundação: 28/7/1992
Sede: Pavão-Pavãozinho e Cantagalo
Carnaval 2017: 13° colocada da Série A com "Vou Festejar com Beth Carvalho, a Madrinha do Samba!"
Diretor de Carnaval: Flávio Azevedo
Enredo: "Bravos Malês! A Saga de Luíza Mahin"
Carnavalesco: Marco Antônio Falheiros
1° Casal de MS e PB: Diego Machado e Alessandra Chagas
Autores: Samir Trindade, Telmo Augusto, Fernandão, Girão, Marco Moreno, Marcelão e Thiago Meiners
Bateria "Show de Ritmo"
Diretor: Mestre Claudinho
Rainha de Bateria: Anny Santos
Intérprete: Igor Vianna

Jejê-nagô ôôô ilumina meu caminhar
Diziam meus ancestrais, na infinita imensidão
Voduns são a matriz da criação
Fui batizada, Luiza, vi a fúria do invasor
Eu sou a virtude de Daomé
No meu sangue, a minha fé, bravura pra enfrentar
Coragem norteando o meu destino
Aprisionada aos porões no além mar

Ô saudade que navega em águas claras
Fortaleza de um nobre coração 
Salvador, então “africanizada”
Negra herança, raiz do meu chão

Lutar, para sempre lutar
À luz de Allah, a insurreição
Na pele, a força que inflama a negritude
Na revolta, atitude, pela libertação
Um grito por igualdade, orgulho dos ancestrais
A chama que persiste é esperança
Mesmo traída, não me calarei jamais
A raça não se curva à chibata
Poesia eternizada nos meus ideais

Bate o tambor... um canto ecoa
Ô kolofé… kolofé malê
Incorpora minha alma africana
Alegria é resistência, faz o sonho florescer








Presidente: Moysés Antônio Coutinho (Zezo)
Cores: Verde e Branco
Fundação: 18/2/1959
Sede: Santa Cruz
Carnaval 2017: 12° colocada da Série A com "Vou Levar Somente O Que Couber no Bolso e no Coração! Uma viagem de sabedoria além da imaginação..."
Diretor de Carnaval: Ricardo Simpatia
Enredo: "No voo mágico da "Esperança", quem acredita sempre alcança"
Carnavalesco: Max Lopes
1° Casal de MS e PB: Rogerinho e Roberta
Autores: Preguinho Santa Cruz, Tatiane Abrantes, Claudio Mattos e Quinho
Bateria "Tabajara"
Diretor: Mestre Riquinho
Rainha de Bateria: Larissa Nicolau
Intérpretes: Quinho e Roninho

A esperança vai me guiar
Por esse mundo de tormento
Farei de ti o meu alento
Por todas as minhas andanças
Um coração de criança
É nossa força pra viver
Hei de levar comigo os sonhos meus
Despertar o sentimento lá no fundo
Pois sou filho do dono do mundo
Eu levo trevo e figa de guiné
Faço da crença o meu patuá
Vi o meu destino nas estrelas

Deu Santa Cruz, pode acreditar 
Pode acreditar, minha fé não costuma “faiá”

E ela move montanhas
Basta fechar os olhos e agradecer
Fazer o bem sem olhar a quem
Na esperança de um novo dia nascer
Quem dera eu escrever o meu futuro
Que o planeta fosse um lugar mais puro
E o amor o combustível para caminhar
Que meu Brasil se torne o país das maravilhas
Tão belo como contam as poesias
No verde e branco, é só acreditar

Na Santa Cruz de um menino
Que ensinou um dia o que é amar
E hoje eu sou um peregrino
Nessa avenida a cantar (a cantar)











Presidente: Marcelo Calil Petrus Filho (Marcelinho Calil)
Cores: Vermelho e Branco
Fundação: 24/6/1946
Sede: Barreto, Niterói
Carnaval 2017: Vice-Campeã da Série A com "...E Todo Menino É um Rei"
Diretores de Carnaval: Alex Fab e Dudu Falcão
Enredo: "Vira a Cabeça, Pira o Coração - Loucos Gênios da Criação"
Carnavalesco: Edson Pereira
1° Casal de MS e PB: Julinho e Rute
Autores: Zé Glória, Lucas Macedo, William Lima, Gugu Psi, Lico Monteiro, Lucas Neves e Matheus Gaúcho
Bateria "Furacão Vermelho e Branco"
Diretor: Mestre Maurão
Rainha de Bateria: Raíssa Machado
Intérprete: Zé Paulo Sierra

Genial
“É ter na mente” o dom da criação
Onde ser louco é inspiração
“Une verso” à melodia
Brincar de Deus… e com as cores delirar
Nos sonhos meus… “Vinci” fazer acreditar
Desperta a voz que dá luz à invenção
Quem dera o infinito conhecer
E nesse azul, eu encontrei você

Além das estrelas, na imensidão
Voando nas asas da imaginação
Meu mundo especial, meu céu
Meu ideal

Quem foi que pensou algum dia
Que o homem iria se aventurar
Nas telas, nos livros
Tantos moinhos derrubar
Sei que a loucura é o “x” da questão
“Ser ou não ser” mais um entregue a razão
Fazer do lixo uma bela fantasia
Eu sou um sonhador, um pierrô alucinado
Artista de uma escola de verdade
Orgulho de ser comunidade
É de arrepiar a nossa emoção
Sou Viradouro, sou paixão!

É de enlouquecer, Viradouro
A cabeça desse povo
Tocou a alma, pirou meu coração
Não tem explicação

Já enlouqueceu, Viradouro
A cabeça desse povo
Tocou a alma, pirou meu coração
Não tem explicação










Presidente: Ronaldo Oliveira
Cores: Azul, Verde e Branco
Fundação: 31/8/1988
Sede: São Conrado
Carnaval 2017: 6° colocada da Série A com "No Saçarico da Marquês, Tem Mais um Freguês: Viriato Ferreira"
Diretor de Carnaval: Márcio André
Enredo: "Madeira Matriz"
Carnavalesco: Marcus Ferreira
1° Casal de MS e PB: David Sabiá e Thainá
Autores: Marcio André, Marquinhos do Armazém, Amaury Cardoso, Ronaldo Nunes, Rafael Prates, Jr Vidigal, Flavinho Segal e Anderson Benson
Bateria "Ritmo Avassalador"
Diretor: Mestre Júnior
Rainha de Bateria: Mônika Nascimento
Intérprete: Leléu

Um olhar acende a luz da inspiração
Vem ilustrar em preto e branco meu agreste
No taco da umburana, a matriz traçou
A xilogravura de um matuto sonhador
Nos muros vão retratar
A lida de sua gente

Nas feiras, nuvens de balões
Folheteiros de ilusões, doces, frutas e piões

O barro é ouro nas margens do Ipojuca
Floriu da palma o alimento dessa luta

Contra o monstro do sertão

Seca danada como essa ninguém viu
"Vamo" simbora que Asa Branca já partiu
Meu padim faz chover
São Jorge não vença o dragão
Quem carrega a fé pra valer, vai seguindo a procissão
Estrelinhas lá no céu alumiam bezerros

É São José padroeiro

Qual "muié" pôs o cão na garrafa?
Quem viu casar Lampião?
É o pecado e a graça
Nesses causos do sertão
Tem batuque pra Xangô no pé da serra
Maracatu, bumba-meu-boi, Papangu da minha terra
Nesta ciranda todo mundo vai chegar
Este cortejo tem frevo e cantoria
Fiz de papel colè
As máscaras desta "fulia"

Vem que a Rocinha chegou, é nosso caso de amor
Deixe a borboleta te encantar
Chora viola (viola)
A minha história vai emocionar










Presidente: Rogério Belisário
Cores: Verde e Branco

Fundação: 17/12/1959
Sede: Cubango, Niterói
Carnaval 2017: 8° colocada da Série A com "Versando Nogueira nos cem anos do ritmo que é nó na madeira"
Diretor de Carnaval: Wilson Polycarpo
Enredo: "O Rei Que Bordou o Mundo"
Carnavalescos: Gabriel Haddad e Leonardo Bora
1° Casal de MS e PB: Diogo Jesus e Thaís Romi
Autores: Gabriel Martins, Bello, Wagner Big, Junior Fionda, Marcio André Filho, Jairo, Gigi da Estiva, Rafael Mikaiá, Neyzinho do Cavaco e William Rodrigues
Bateria "Ritmo Folgado"

Diretor: Mestre Demétrius
Rainha de Bateria: Cris Alves
Intérprete: Evandro Malandro


Velas ao mar que o vento leve...
Nos mares da insanidade naveguem:
Delírios, sonhos, devaneios...
Por sete anjos me guiei
Num sopro divino, segui peregrino, andei...
E não me fiz entender
Pensamento aprisionado por meus irmãos
Na mente, a procura de ser
Enviado pela voz, o rosário da razão
Mas a arte irrompe a pele
Bordando o destino, a direção

O bem e o caos, rainha ou peão?
No “bispo”, senhor, a salvação!
O inventário em jogo, a luz dos olhos meus
Ao tabuleiro as mãos de Deus

Parti pra fazer a minha chegança
O mundo enfim pude recriar
A emoção nos tempos de infância
Sagrado samba que faz relembrar

O manto e suas coroas
Tambores em procissão
Quilombos e cabaças
Alma do sertão

Sou mais um negro
Orgulho dos meus ancestrais
A vida eu colori de paz
Nas páginas brancas da memória
Tingi de verde a minha história

Resgata, Cubango, o meu grande amor
Insano… Nessa avenida eu vou!
Trançando em arte o sentimento mais profundo
Eu sou o rei que bordou o mundo










Presidente: Reginaldo Gomes
Cores: Azul, Vermelho e Branco
Fundação: 11/7/1993
Sede: Parque São Vicente, Belford Roxo
Carnaval 2017: 9° colocada da Série A com "Vilões: O Verso do Inverso"
Diretor de Carnaval: Saulo Tinoco
Enredo: "Moju, Magé, Mojubá - Sinfonias e Batuques"
Carnavalesco: Wagner Gonçalves
1° Casal de MS e PB: Peixinho e Jaçanã
Autores: Claudio Russo e André Diniz
Bateria "Cadência da Baixada"
Diretor: Mestre Washington Paz
Rainha de Bateria: Denise Dias
Intérpretes: Ricardinho e Anderson Paz

Um batuque africano me chamou
A pintura fez da tela seu lugar
Os prazeres vão se refletir
Nas histórias que eu vou contar
Sai o trem da estação pra trilhar esta canção
Moju, Magé, mojubá!
Luz dos olhos de Olodumaré em cada amanhecer

Toca o atabaque, onde a África aportou
Clamando por piedade
Toca o atabaque, onde a lágrima aportou
Maria Conga ergueu a liberdade

Benta água, ritos tão divinos
Sentimentos cristalinos
Pureza a pé, procissão…
Se a festa é de Pedro, não demora
Nossa fé, senhora, desta oração!
A tribo que chegou aqui primeiro
Deu o nome feiticeiro às entranhas desse chão

Auê, auê na riqueza da pingueira
Pra escorrer a doçura brasileira

Caminho do nobre metal
Pavio de fogo e fé
Da luta contra o marechal
Aos dribles na vida, Mané
Folia de todos os reis
E o samba desabrochando em flor
Nas cores do pintor

Querem pemba, querem guia
Querem figa de guiné
Axé, Magé
Sinfonia de tambores
Hoje a gira vai girar
Ê mojubá, ê mojubá










Presidente: Lenílson Leal
Cores: Vermelho e Branco
Fundação: 12/11/1957
Sede: Vila Vintém, Padre Miguel
Carnaval 2017: 4° colocada da Série A com "Ossain, O Poder da Cura"
Diretores de Carnaval: Cícero Costa e Nana Costa
Enredo: "O Eldorado Submerso: Delírio Tupi-Parintintin"
Carnavalesco: João Vitor Araújo
1° Casal de MS e PB: Vinícius e Jéssica
Autores: Cláudio Russo, Xande de Pilares, W. Corrêa, Ribeirinho, Alan Santos, Toninho do Trayler, Carlinhos do Mercadinho, Cabeça do Ajax, Jefinho Rodrigues, Jonas Marques e Marquinho Beija-Flor
Bateria "Guerreiros"
Diretor: Mestre Dinho
Rainha de Bateria: Alice Alves
Intérprete: Pixulé

O dia vai raiar
A Unidos vem contar, que ouvindo o chamado do pajé
Saí do beiradão entre o real e a ilusão
Pra mergulhar nas águas do igarapé
Senti quando vi Macucauá
O desejo de brilhar, feito a luz das três Marias
Senhor, me responda o que preciso entender?
Irmão, há um mistério que habita cada ser!
Você renasceu com a missão de se encontrar
No abraço da fera encantada
Aquela que guarda o fogo no olhar

Clareou cidade dourada
No fundo das águas a encantaria
O Amazonas tem na alma a criação
O começo e a razão delirante de magia

Oh, Yara! Oh, Yara!
Na correnteza o sol e a lua vêm bailar
Oh, Yara! Oh, Yara!
Em seu castelo enfeitiçado ouvi cantar

Índio Tupari prendeu Naoretá
Ao ver Mapuí, lembrei de voltar
Meu boi bumbá, a pajelança dos Parintintins
No festival de canto e dança ancestral tupi
Misturo encarnado e anil
Ecoa toada no samba
Auê Brasil! Passista de cunhã-poranga

No eldorado eu sou guerreiro Parintin
A vida caprichou, se garantiu em mim 
Beijando o rio-mar, a noite tece o véu
Pro boi vermelho de Padre Miguel




Para consultar o regulamento dos desfiles da Série A, clique aqui.

Os desfiles começam as 22h, com a TV Globo entrando com transmissão (apenas para o estado do Rio) às 22h45, a partir do desfile da Santa Cruz - a Alegria da Zona Sul, primeira escola da noite será exibida em compacto após o desfile da Unidos de Padre Miguel, última escola da noite. O serviço on-demand do canal, GloboPlay, e o portal G1 também transmitirão os desfiles para qualquer parte do país e do mundo.

Cada escola tem entre 45 e 55 minutos para realizar seu desfile

A apuração acontece na quarta-feira de cinzas, as 18h, logo após a do Especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Suporte: Template Blogger -