Cornetando: Brazilian League - Rodada 1

Para eu que sou amante do futebol – em especial do Campeonato Brasileiro – nada é melhor que o início do Brasileirão, chamado carinhosamente por mim de Brazilian League. No entanto, apesar da expectativa, vivemos um início bastante burocrático e de nível técnico bem abaixo do esperado pelo que as equipes vinham apresentando até agora. Os destaques da rodada são Palmeiras e Atlético Mineiro, por motivos diferentes. Diante de seus objetivos, destaco também Fluminense, Flamengo e Santa Cruz, a decepção da rodada fica por conta do ataque do Botafogo que complicou uma atuação coletiva interessante. Abaixo, faço um comentário sobre cada um dos 10 jogos da rodada e publico um palpite para a próxima rodada.

Palmeiras 4-0 Atlético Paranaense

Após três semanas de treinos, finalmente o Palmeiras mostrou o futebol que todos esperam dele. Sob comando do treinador Cuca, o alviverde mostrou um futebol de bola no chão e transição rápida, além de muita compactação e velocidade. O lado direito com Tchê Tchê e Jean ganhou força física e qualidade no passe. Cleiton Xavier trouxe o que finalmente se espera dele, com muita visão de jogo e transição de bola de muita qualidade para o ataque. Tudo isso construiu a vitória do time da Pompéia. Por outro lado, me impressionou a passividade com que aceitou a derrota o time paranaense. A pouca resistência desde o início do jogo me causou um pouco de espanto. Se uma vitória ou até mesmo um empate eram difíceis, pelo menos pra mim, faltou um pouco mais de vontade em tentar resistir ao forte Palmeiras.

Flamengo 1-0 Sport

O gol bem cedo ajudou o rubro-negro carioca na conquista da vitória, mas o futebol apresentado não é nem de longe, promissor. Com muito pouco de inspiração, o Flamengo jogou para o gasto durante todo o tempo e só conseguia criar chances de maior perigo com a chegada pelo lado direito com Rodinei e Willian Arão. O gol do jogo saiu por ali, em jogo de Arão cruzando para a conclusão de Éverton, outro destaque do jogo. Já o rubro-negro pernambucano que jogou de azul ontem, este não conseguiu em nenhum momento reagir a forma passiva em como o Flamengo comandou o jogo, com pouca vontade de sair pro jogo, o Sport morreu de vez com a expulsão de Rithelly logo no início do segundo tempo e conseqüentemente, a partida dali até o fim foi só uma contagem regressiva.

Atlético Mineiro 1-0 Santos

Um jogo que explica muita coisa para um provável resultado dos times no fim do campeonato. O Atlético Mineiro mesmo sem ser brilhante, mostrou a força do seu elenco para conseguir os três pontos. O time em nenhum momento perdeu o domínio do jogo e mostrou porque é um dos principais favoritos pelo título. Já o Santos, este sim mostrou a passividade de sempre atuando fora de casa e, além disso, mostrou que é um time totalmente comum e sem criatividade quando não tem o diferenciado Lucas Lima. Está aí, a diferença entre um time que deve brigar pelo título para o outro que deve ficar na briga apenas por uma vaga na Copa Libertadores da América.

Coritiba 1-0 Cruzeiro

Este é um jogo que deve ser rotina para um dos times, no caso, o Coritiba. O alviverde paranaense é extremamente limitado tecnicamente, mas é muito bem armado pelo subestimado Gilson Kleina. Sabendo de suas limitações, o Coritiba sempre tentou controlar um bagunçado Cruzeiro e com muito esforço chegou ao gol no segundo tempo com o veterano Kléber Gladiador. O adversário mineiro é muito bagunçado taticamente e sente falta de um estilo de jogo bem definido. Mesmo com boas peças no elenco, será preciso muita paciência com o trabalho do português Paulo Bento que iniciará um trabalho completamente do zero. Uma observação pertinente: ATO LAMENTÁVEL em letras garrafais do argentino Lucas Romero do Cruzeiro que pisou com força nas costas do venezuelano César González. Coisa muito feia mesmo.

Santa Cruz 4-1 Vitória

Na matinê das 11h da manhã, o Santa Cruz reestreou muito bem na Série A do Brasileirão. Mostrando as características dos times de Milton Mendes que jogam com muita intensidade e compactação, o time pernambucano soube explorar os espaços deixados pelo adversário e contou com um inspirado Grafite para ter a vantagem já no primeiro tempo. No segundo tempo, com o sol mais forte, a intensidade caiu bem e o time deu espaço para o Vitória crescer e diminuir a vantagem. Após o susto, o Santa Cruz conseguiu ter fôlego para definir a vitória com Fernando Gabriel e Keno confirmado a boa fase no ano. O Vitória, apesar da derrota ainda não tem motivos para ficar preocupado já que apesar de demonstrar problemas claros ainda tem espaço para evoluir.

Botafogo 0-1 São Paulo

Esse é de longe, o resultado mais insólito da rodada. Se olharmos apenas para o placar e as circunstâncias, vemos que o Botafogo irá sofrer muito ao longo do torneio, mas nem tudo é ruim. Se o time mais uma vez mostrou a crônica falta de qualidade para concluir as jogadas, novamente mostrou que tem qualidade para manter a posse e é extremamente organizado taticamente. Falta mais técnica ao elenco. O São Paulo, com seu time “alternativo” soube se defender bem e aproveitou uma das poucas chances que teve para conseguir o gol da vitória, vitória esta que será fundamental lá na frente.

Corinthians 0-0 Grêmio

Nem pareceu um jogo de duas equipes que devem brigar pelo título. Ao longo dos 90 minutos, todos os defeitos de ambos os times ficaram claros. O Corinthians pecou novamente pelo lado esquerdo deficiente e pela aposta em jogadores de qualidade técnica duvidosa. As melhores chances foram criadas em espasmos individuais e em jogadas de bola parada, muito pouco para quem pode e deve brigar pela taça. O tricolor gaúcho numa clara proposta de tentar a vitória somente na boa poderia ter sido mais incisivo e chegado com mais força nos contra-ataques para conseguir a vitória. No geral, por esbarrar em seus defeitos, ambos os times não mereciam vencer e saíram de Itaquera com um justo empate.

América Mineiro 0-1 Fluminense

Diante de um adversário que expôs suas limitações, o Fluminense fez provavelmente, a melhor atuação da temporada. Sabendo aproveitar o que o América não fez, o tricolor carioca controlou o jogo do começo ao fim e contou com um ataque em tarde inspirada. Sabendo usar os espaços, Fred acionou muito bem por diversas vezes os atacantes Osvaldo e Richarlison. Isso ocasionou várias chances perdidas por parte do time do Rio de Janeiro. Apesar disso, o Fluminense também sofreu, com um sistema defensivo ainda ineficiente, a zaga frágil diversas vezes sofreu de ataques perigosos do adversário mineiro que também pecou nas finalizações. No entanto, o resultado mostra que o Fluminense tem condições de que com alguns reforços pode almejar algo a mais no Brasileiro, enquanto a derrota mostra ao América que a briga contra o rebaixamento será complicada.

Figueirense 0-0 Ponte Preta

Donos de times muito parecidos tecnicamente, Ponte Preta e Figueirense fizeram um jogo muito bom em termos de chances onde ambos pararam nas suas limitações. A Ponte, entretanto, tem mais motivos para reclamar já que perdeu pelos menos três boas chances com Wellington Paulista, Clayson e Roger já no fim do jogo. Por outro lado, o Figueirense teve duas boas oportunidades perdidas com Ermel e Jaime. No geral, o destaque foram os goleiros Júnior Oliveira do Figueirense e João Carlos. O placar e as limitações também mostram que os times têm muito a melhorar se quiserem disputar algo além do que a briga contra o rebaixamento.

Internacional 0-0 Chapecoense

Um jogo muito fraco tecnicamente encerrou uma primeira rodada de baixo nível. O Internacional fez o de sempre na temporada, um time muito abaixo do que pode render por conta do péssimo trabalho de seu treinador Argel que prioriza não perder a explorar o potencial de seu time. Por outro lado, a Chapecoense de Guto Ferreira segue a risca o seu estilo de jogo, apesar de ter sido muito cautelosa no jogo do Beira-Rio. O jogo também ficou marcado pelo pênalti pessimamente marcado pelo juiz a favor do Colorado, a sorte da arbitragem é que o goleirão Danilo da Chape defendeu...

E foi assim que terminou a primeira rodada marcada pelas partidas de nível técnico baixo e de poucos gols, abaixo vocês conferem os meus palpites para a próxima rodada:

Ponte Preta 0-1 Palmeiras // Não sei se o Palmeiras já está realmente pronto para o Brasileirão, mas não acredito que a Ponte segura o alviverde mesmo se este fizer um jogo abaixo. Vitória do Palmeiras.

Fluminense 3-1 Santa Cruz // Fluzão vai até tomar um susto no começo, mas depois vai acabar com o conto de fadas pernambucano e conseguir mais uma vitória no campeonato.

Cruzeiro 1-0 Figueirense // Não vai ser brilhante, mas o Paulo Bento vai começar com o pé direito.

Santos 3-0 Coritiba // O Santos têm problemas claros jogando fora de casa, mas na Vila Belmiro é ruim de perder, viu? 3-0 e primeira vitória no campeonato.

Atlético Paranaense 1-1 Atlético Mineiro // Esse é um jogo que dependendo do resultado de quarta-feira na Libertadores, pode mudar, mas acho que o Atlético Mineiro mesmo usando possivelmente um time alternativo traz um ponto de Curitiba.

Vitória 1-1 Corinthians // Normalmente o Corinthians jogando em Salvador tem problemas e acho que essa tradição será mantida. Empate no Barradão.

São Paulo 1-1 Internacional // Outro jogo que depende fundamentalmente da Libertadores, mas acho que o São Paulo mesmo podendo usar um time alternativo, consegue com o fator casa fazer um ponto.

Grêmio 2-1 Flamengo // A lógica pediria que eu apostasse no empate, mas acho que o Flamengo com a bola que está jogando não consegue impedir o Grêmio de conseguir a primeira vitória no campeonato.

Chapecoense 1-0 América Mineiro // Diante de um time inferior em todos os aspectos é ruim do Verdão de Chapecó deixar pontos pelo caminho. Vitória pra dar moral.

Sport 1-1 Botafogo // Sabe Deus porque eu vou apostar que o Botafogo fará um gol, mas eu acho que realmente o alvinegro carioca consegue arrancar um ponto do Recife.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Suporte: Template Blogger -