Cornetando: Brazilian League - Rodada 2

A primeira rodada do Brasileirão pareceu àquela primeira semana de aulas depois das férias de Verão. Todo mundo meio lento e em ritmo de pós-feijoada no almoço de Domingo. Mas uma hora as coisas tem começar a se acertar e pegar no breu. A segunda rodada mostra que isso está de fato começando a acontecer.

Ponte Preta 2-1 Palmeiras

Na semana passada apostei que o Palmeiras venceria esse confronto por ter um time melhor e que já mostrava sinais claros de evolução. De fato, a evolução do Alviverde aconteceu, mas não foi o suficiente para bater uma grande – e surpreendente – atuação da Macaca Campineira. Ligada no 220/h, a Ponte começou com tudo e ainda no primeiro tempo, abriu 2-0. Desde o início do jogo, apesar do equilíbrio em termos de boas chances, a Ponte sempre foi mais competente na hora de concluir, fazendo com que o time de Campinas fosse extremamente efetivo nos números. No segundo tempo, mais calmo e mais ligado, o Palmeiras equilibrou o jogo e chegou a fazer um gol mal anulado com Gabriel Jesus. No fim, Moisés descontou para o alviverde, mas não dava tempo de buscar o empate.

Fluminense 2-2 Santa Cruz


Está aí um jogo bem interessante. O Fluminense não foi bem, mas também não foi mal. O Santa Cruz igualmente e o resultado não poderia ser outro além do empate. Mas, não é só isso que explica o resultado. O primeiro tempo foi bem fraco tecnicamente e as chances foram poucas de ambos os lados, o Fluminense completamente dominado em seu meio-campo pouco criou e o Santa Cruz esbarrou na limitação técnica para conseguir algo mais. Já no segundo tempo, o Santa Cruz ainda no começo conseguiu chegar ao gol com Grafite, mas aí os donos da casa acordaram e viraram rapidinho com Scarpa cobrando falta e Gum (num gol que teve origem inicial de maneira irregular), só que mesmo na frente, o Fluminense seguia dominado no meio e sofria perigo, aos 37 em pênalti COMPLETAMENTE inexistente, Grafite empatou e deu números finais ao jogo.

Cruzeiro 2-2 Figueirense

Outro jogo muito interessante. Sob nova direção o Cruzeiro mostrou até certa melhora tática, mas ainda tem problemas GRAVES em seu sistema defensivo que foram espetacularmente aproveitados pelo Figueirense. Se aproveitado da deficiência do adversário na bola cruzada, o Alvinegro de Floripa chegou duas vezes com Rafael Moura pelo alto para conseguir os seus gols no jogo. Já o Cruzeiro, como disse, mostrou evolução taticamente e poder de reação ao buscar o empate com Élber e Douglas Coutinho. O resultado para equipe mineira não foi bom, mas pelas circunstâncias do jogo acabou sendo comemorado. Já para os catarinenses, o gosto do empate foi amargo.

Santos 2-1 Coritiba

Jogo para cair algumas verdades absolutas. A primeira delas é de que o Santos pode brigar pelo título. Não, o Santos não vai brigar pelo título até pela limitação de seu time considerado titular. A segunda, é que Gilson Kleina é um péssimo treinador. Não, não é. Muito longe disso, aliás. O time paranaense começou o jogo fazendo o simples para parar o Santos. Parou o camisa 20 do adversário. Anulando Lucas Lima, o alviverde do alto da Glória foi bastante superior nos primeiros 45 minutos. Conduzido pelo meia González, o ataque do Coxa criou chances e perdeu boas chances, a melhor delas com Leandro. O próprio Leandro, entretanto, serviu Kléber para este marcar o gol do Coritiba. No segundo tempo, o Santos já sem Lucas Lima ainda não conseguiu melhora significante, mas, aos 16 minutos, o pior em campo Vitor Bueno acertou chute de raríssima felicidade para empatar o jogo para os donos da casa. Daí em diante, foi ataque contra defesa. Com Gabigol tentando de todas as formas conduzir o time a vitória, o Santos só conseguiu a virada já nos acréscimos com o Renato. O resultado é bastante amargo para o time do Paraná que foi melhor durante boa parte do jogo, já o Santos precisa melhorar muito até pra sonhar com uma vaga no G4 nesse período sem Gabigol, Lucas Lima e Ricardo Oliveira [1] que servirão a Seleção Brasileira na Copa América Centenário.

Atlético Paranaense 1-1 Atlético Mineiro

Jogo previsível em termos de resultado, mas bem surpreendente em termos de como aconteceu. Logo no início, os paranaenses conseguiram o gol com o artilheiro André Lima, mas foi praticamente nisso que se resumiu a atuação dos donos da casa. Com time e torcida muito nervosos com a arbitragem, o rubro-negro se perdeu e só conseguia chegar de forma convincente nas costas do lateral Marcos Rocha. Calmo após o baque do gol, os visitantes mineiros iniciaram pressão absurda que gerou pênalti infantil cometido por Cléberson e convertido por Cazares. Após o gol de empate, o Galo quase chegou a virada, mas parou em grande atuação do goleiro Weverton que impediu que o Atlético Paranaense terminasse a rodada zerado em termos de pontuação. Um ponto pra cada e gosto amargo para ambos.

Vitória 3-2 Corinthians

Quem viu esse jogo sabe que o resultado é um tanto insólito. O Vitória foi muito mais competente na hora de concluir, mas o número de chances perdidas pelo Corinthians beirou o inacreditável. O Corinthians começou bem melhor no jogo, criando inúmeras oportunidades e perdeu boas chances com Marquinhos Gabriel – que exagerou no preciosismo – e com André. Só que o sistema defensivo do Corinthians, mais uma vez deixava a desejar e quase sofreu o gol numa bola cruzada salva pelo novo titular do gol alvinegro, Walter. Logo após o lance, saiu o primeiro gol do Corinthians com Uendel. Entretanto, em nova falha da defesa corintiana, Leandro Domingues empatou. Mas ainda antes do intervalo, Fágner após bela jogada do ataque alvinegro desempatou de novo. No segundo tempo, o Corinthians novamente abusou de perder chances e foi punido com a virada do rubro-negro baiano que chegou aos gols com Marinho – de forma irregular – e Kieza em excelente contra-golpe. E terminou assim, em tarde bizarra da defesa do Corinthians, o Vitória que nada a ver tem com isso soube aproveitar das falhas para conquistar fundamentais três pontos neste início de campeonato.

São Paulo 1-2 Internacional

Outro resultado insólito. O São Paulo que avançou na Libertadores e agora tem 50 dias para focar forças no Brasileiro, conseguiu dominar o Internacional durante praticamente o tempo todo esbarrando na excelente estréia do goleiro Danilo Fernandes pelo time gaúcho para não conseguir os três pontos.  Já o Internacional soube a todo momento aproveitar as falhas do time paulista para chegar no seu objetivo. Podemos resumir o jogo na eficiência do Internacional sendo contrária a falta de eficiência do São Paulo. 3 pontos fundamentais para o time do Rio Grande do Sul.

Grêmio 1-0 Flamengo

Resultado bem previsível, muito embora não tenha sido dos mais justos. O Flamengo escalado de forma bizarra – e não é pelo Márcio Araújo – tentou fazer o que se propôs: Buscar ao menos um ponto em Porto Alegre. O jogo começou justamente nisso, o Flamengo mais fechadinho tentando explorar a força do contra-ataque especialmente pelo lado direito com o Rodinei. Já o Grêmio, mesmo não vivendo tarde inspirada aos poucos foi controlando o jogo e obrigou ótimas intervenções de Paulo Victor que teve boa atuação. Mas de tanto pressionar, uma hora, o gol sairia. O Grêmio em bola cruzada chegou ao gol da vitória com o zagueiro Fred. O resultado mostra que o Grêmio apesar de momento complicado, tem força para brigar pelo título nacional que não vem há 20 anos, já o Flamengo precisa superar os problemas e buscar padrão tático e técnico para conseguir extrair o máximo de um time que tem muita qualidade.

Chapecoense 3-1 América Mineiro

Esse é outro jogo que quebra algumas verdades absolutas. Bastou a Chapecoense tomar o susto do primeiro gol para que comentários do calibre de “Ih, sei não essa Chapecoense, hein...vai cair” surgissem aos montes nas redes sociais. Mas em nenhum momento, a Chapecoense perdeu o controle do jogo, mesmo atrás do placar manteve a postura e atitude técnica e tática durante todos os 90 minutos mostrando os méritos do excelente treinador Guto Ferreira. O resultado de 3-1 mostra a diferença de dois times que certamente terão caminhos distintos neste campeonato, enquanto a Chapecoense certamente pode sonhar com algo grande, o América precisa abrir o olho pro sonho da Série A não virar pesadelo de Série B.

Sport 1-1 Botafogo

Outro jogo bastante previsível. Mais uma vez o Botafogo só não venceu porque seu time é bizarramente incompetente na hora de finalizar. Neílton, Anderson Aquino, Fernandes e Luís Ricardo perdeu chances claras de gol tudo por conta de uma incapacidade crônica do time em concluir a meta de maneira correta. Já o Sport, repetiu os erros do jogo contra o Flamengo. Totalmente inofensivo no ataque, o time só conseguiu manter certo padrão até conseguir o gol de Diego Souza ainda no início com grande colaboração do goleiro adversário Helton Leite. Resultado horroroso para os pernambucanos e que também pode ser lamentado pelos cariocas que seguem na sua crônica falta de qualidade ofensiva.

Palpites para a terceira rodada

Botafogo 1-0 Atlético Paranaense // Eu estou ainda impressionado com a falta de qualidade na hora de marcar gols do alvinegro carioca, mas não confio no time paranaense. Chuto que o gol alvinegro será contra, não acredito em gols marcados pelo Botafogo.

Figueirense 1-0 Santos // O Figueirense fez dois bons jogos, mesmo sem conseguir a vitória e o Santos é bizarramente ruim fora de casa. Então, aposto nos catarinenses.

Flamengo 1-1 Chapecoense // O Flamengo não vai sair da crise ainda e o Verdão de Chapecó consegue um pontinho fora.

América Mineiro 0-1 Vitória // Não consigo ver o América Mineiro sendo melhor que o Vitória, o fator diferencial poderia ser jogar em casa, mas como estádio vai estar vazio mesmo... vitória rubro-negra pra dar mais moral.

Palmeiras 3-0 Fluminense // O Palmeiras precisa de uma vitória daquelas pra mostrar que vai brigar mesmo pelo título. O desorganizado Fluminense deve ser o adversário ideal, vitória boa do alviverde.

Coritiba 2-1 São Paulo // Esse jogo deve ser bem interessante, apesar de tudo levar a crer num empate, aposto na vitória do alviverde pelo fator casa.

Santa Cruz 1-1 Cruzeiro // Jogo bom e que deve ser bem aberto. Não consigo ver o Santa Cruz vencendo este confronto devido a sua limitação técnica. Aposto no empate.

Corinthians 1-0 Ponte Preta // Vitória clássica de time do Tite. Vai ser difícil e apertado, mas o Corinthians vai finalmente vencer o seu primeiro jogo no campeonato.

Internacional 2-0 Sport // O Internacional não joga um grande futebol, mas joga o suficiente pra complicar de vez a situação do rubro-negro pernambucano.

Atlético Mineiro 2-1 Grêmio // O grande jogo da rodada. O Galo vai saber usar da força de sua casa para bater o Grêmio e embalar no campeonato.




[N.do.E. Ricardo Oliveira foi cortado da Seleção Brasileira devido a lesão, sendo substituído por Jonas. CA]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Suporte: Template Blogger -