Cornetando: Brazilian League - Rodada 3

Podemos dizer que o campeonato agora pegou pra valer. Teve de tudo na rodada 3. Pênaltis inexistentes, goleada fora de casa, vitória pra confirmar favoritismo, vitória para recuperar moral. Enfim, foi uma rodada cheio de jogos que indicam o que pode acontecer até o fim do campeonato.

Botafogo 2-1 Atlético Paranaense


Jogo inexplicável que explica. O Atlético Paranaense está longe de ter um time para fazer apenas um ponto dos nove primeiros neste início de campeonato, mas a bizarrice de seu sistema defensivo é algo preocupante desde já. O Botafogo ao contrário dos outros jogos, sequer dominou a partida muito pela falta do fundamental volante Rodrigo Lindoso machucado ainda no primeiro tempo, mas nada disso impediu que o alvinegro conseguisse vencer o jogo com gols de Ribamar e Neílton. Para o time carioca, a vitória foi fundamental para o fortalecimento de um esquema de jogo sólido que mesmo não funcionando na partida, ajudou na organização do time nesta temporada. Já para os paranaenses, a segunda derrota no campeonato abre o sinal amarelo de que acertar o sistema defensivo é fundamental.

Figueirense 2-2 Santos

Jogo bizarro para a arbitragem. O juiz capixaba estragou o jogo com seu nervosismo e pouca convicção na hora de tomar decisão o que deu espaço para uma série de reclamações do time de Santa Catarina, principalmente pelo fato dele ter apitado um pênalti inexistente a favor do Santos e ignorado um a favor dos donos da casa. Falando do jogo em si, ele foi bem equilibrado e começou com um gol dos mandantes em bom lançamento de Ayrton que serviu Rafael Moura, logo depois com os pênaltis já citados, Joel por duas vezes converteu e virou o jogo pro Santos. Já no fim, após muita pressão dos alvinegros do Sul, Marquinhos Pedroso achou Gustavo Ermel, para este fazer um lindo gol de voleio e dar números finais ao jogo. Para o Figueira é o terceiro empate em três jogos, desempenho um tanto desanimador em termos de números, mas de boas partidas em geral. Para o Santos, o resultado de empate fora de casa pode ser considerado pelo retrospecto recente

Flamengo 2-2 Chapecoense

Talvez o jogo mais equilibrado da rodada. O Flamengo começou com tudo e bastante ligado para ainda no início conseguir o primeiro gol do jogo com Felipe Vizeu após boa jogada de Éverton, só que na seqüência o juizão INVENTOU um pênalti para os visitantes que minou a confiança rubro-negra que culminou no empate de Bruno Rangel. A partir daí, o jogo ficou aberto só que as chances de gol paravam ou nos goleiros ou na falta de qualidade na hora de concluir, apenas no finalzinho, o jogo ganhou contornos mais dramáticos. Com o golaço de falta de Hyoran, a Chapecoense tinha tudo para conseguir os três pontos, mas aí, novamente o juizão resolveu aparecer e INVENTAR outro pênalti desta vez para o Flamengo. Alan Patrick converteu e deu números finais ao duelo. 2-2. Para as circunstâncias do duelo, o resultado de empate não pode nem ser lamentado e nem comemorado por nenhum dos dois lados.

América Mineiro 1-1 Vitória

Se alguém me dissesse que eu elogiaria este jogo após um dos piores primeiros tempos que já vi na vida, eu diria que essa pessoa era maluca, mas eu vou. O jogo ficou interessante nos últimos 45 minutos. O América melhorou bastante e criou boas chances, a melhor delas foi desperdiçada por Danilo Barcelos. Já o Vitória aproveitou bem os espaços dados e criou boas oportunidades pelos lados do campo utilizando com força o contra-ataque. Os gols de Victor Rangel e Kieza culminaram num jogo legal na etapa final e demonstraram o equilíbrio apresentado no tempo final. O América finalmente fez o primeiro ponto, mas tem que melhorar muito para atingir o seu primeiro objetivo, já o Vitória mostra potencial para evoluir cada vez mais.

Palmeiras 2-0 Fluminense

Esse jogo retrata o básico no futebol. A diferença de um time que vai brigar pelo título contra um time que vai brigar no máximo e com muita boa vontade por uma vaga no G4. O alviverde teve um primeiro tempo até abaixo dos padrões de criatividade que se espera dele, mas mostrou muita qualidade a partir do segundo tempo quando trocou Cleiton Xavier por Alecsandro, fortalecendo o ataque com um pivô que proporcionou que a linha de três formada por Dudu, Gabriel Jesus e Roger Guedes pudesse ter uma referência para a criação de jogadas. Já o Fluminense, pecou pela limitação técnica do seu time e a tática de seu treinador que não soube reagir às mexidas do adversário.

Coritiba 1-1 São Paulo

Resultado inexplicável. O São Paulo foi melhor durante todo o tempo e parou no goleiro Wilson do Coritiba que teve outra grande atuação. O Coritiba não conseguiu repetir a organização dos dois primeiros jogos e tinha um controle ineficaz da partida onde só conseguia chegar com algum perigo na bola parada e foi assim que conseguiu o seu gol com colaboração generosa do goleiro Dênis. O São Paulo por outro lado, criou as grandes chances do jogo e chegou ao empate com o atacante Rogério chutando de longe. A vitória só não veio devido à bela atuação de Wilson como dito acima. O resultado para o Coritiba foi ruim, devido aos desfalques do adversário, já o São Paulo pode reclamar de que poderia ter voltado pra casa com três pontos na bagagem.

Santa Cruz 4-1 Cruzeiro

Rapaz, que surra levou o Cruzeiro. O Santa Cruz nem jogou aqueeeeeeeeele futebol, mas os erros do Cruzeiro propiciaram o placar que se mostra elástico demais para o que foi o jogo. O jogo começou com um erro infantil de Fábio que cometeu pênalti bobo que foi convertido pelo artilheiro do campeonato Grafite e no primeiro tempo foi basicamente isso o que aconteceu. No segundo tempo, o Cruzeiro começou melhor e chegou ao empate na bola parada com Arrascaeta em lindo gol e quando parecia prestes a controlar o jogo em busca da virada, apareceu Grafite que recebeu bom passe de Léo Moura para desempatar o duelo. Daí em diante, o Cruzeiro se perdeu completamente e nem a posse de bola em torno de 60% foi capaz de controlar, o Santa que chegou ao 3° e 4° gols com Arthur e Keno. O resultado mostra que apesar de certa organização e controle de posse, Paulo Bento terá trabalho para minimizar os erros do sistema defensivo do time celeste e também diz que o Santa Cruz apesar da limitação técnica está sabendo aproveitar dos erros dos adversários.

Corinthians 3-0 Ponte Preta

Grande jogo do Corinthians e péssimo jogo da Ponte Preta. Para falar do jogo, precisamos valorizar que a mexida tática do time corintiano foi fundamental para a atuação do time. Mudando de esquema, o time alvinegro conseguiu extrair mais de jogadores como Bruno Henrique e Guilherme que renderam melhor no 4-2-3-1 em relação 4-1-4-1. Destaco também a bela atuação do volante Cristian de volta ao time titular após muito tempo, com qualidade no passe e visão de jogo, o volante deu tranqüilidade para os avanços de Bruno Henrique e soube também dar dinâmica para o principal ponto de força do time que são as laterais, especialmente pelo lado direito. Já a Ponte Preta regrediu muito em relação aos jogos anteriores. Desligada e com pouca força na marcação, a Ponte aceitou passivamente o domínio corintiano que foi total durante praticamente todos os 90 minutos. Para o Corinthians, o resultado é fundamental pra dar moral. Para a Ponte Preta acende o sinal de alerta, já que apesar da melhora recente, falta muita coisa para melhorar.

Internacional 1-0 Sport

Veja só o que é o futebol. Com atuações muito questionáveis, o Internacional divide a liderança do torneio com o Santa Cruz e com o seu rival Grêmio. De fato, o bom futebol não deu as caras no Beira-Rio, o Internacional não consegue sequer ter a mínima qualidade na hora de propor o jogo contra um adversário de capacidade inferior, sempre espera a chance para ser reativo e apostar nos contra-ataques. O Sport não deu muita chance para o Internacional usar essa proposta de ser reativo e por conta disso o jogo foi bem amarrado e as melhores chances só saiam nos erros de ambos os lados, muito por isso o gol da partida saiu justamente num erro pernambucano. Renê acabou marcando contra o próprio patrimônio. O Internacional pode não ser convincente, mas é bastante competitivo. Já o Sport, vai ter que melhorar muito ainda...

Atlético Mineiro 0-3 Grêmio

E lá vêm eles de novo... Olha que sacode deu o Grêmio no Atlético Mineiro jogando em Belo Horizonte. Jogando fora de casa, o time gaúcho não tomou conhecimento do Atlético. Luan conduziu os tricolores a um passeio no primeiro tempo. Ainda no comecinho, com uma jogada espetacular, Marcelo Oliveira abriu o placar. Na seqüência, Luan deu seu show particular concluindo com muita frieza dois contra-ataques do time visitante. 3-0 ainda no primeiro tempo e cabendo mais. No segundo tempo, o jogo seguiu o mero protocolo esperando o apito final. O Atlético Mineiro apesar da pancada teve desfalques e pode usar o resultado de quinta como aprendizado para outros duelos. Já o Grêmio mostrou a força necessária de quem vai brigar pelo título brasileiro ponto a ponto.

Palpites para a quarta rodada

Cruzeiro 1-0 América Mineiro // O Cruzeiro não é confiável, mas é bem melhor que o América. Vitória Celeste.

Atlético Paranaense 1-0 Figueirense // Tem sempre um momento onde um time mesmo em fase ruim consegue uma vitória pra dar moral. É a minha aposta para esse jogo.

Chapecoense 2-0 Santa Cruz // Jogo interessante para diferenciar o nível dessas equipes. Aposto que dessa vez, Guto Ferreira vai mostrar porque é bem melhor que Milton Mendes. Vitória boa da Chape.

Ponte Preta 1-2 Flamengo // O Flamengo vai de interino e interino da casa que mostra potencial de entender o que esse time precisa taticamente. Então, aposto no Flamengo.

Sport 0-1 Corinthians // O Sport vai se recuperar porque tem um time que tem potencial, mas não será diante do Corinthians, vitória paulista para mostrar que o time é capaz de brigar pelo título.

Vitória 1-1 Atlético Mineiro // O Vitória mesmo com um sistema defensivo bizarro vem me surpreendendo positivamente, acho que consegue segurar o Galo que ainda vem meio baleado da derrota diante do Grêmio.

Fluminense 0-1 Botafogo // Entre Levir Culpi e Ricardo Gomes, não preciso dizer que sou muito mais o segundo. Vitória com gol do Ribamar só pra manter a tradição.

São Paulo 2-1 Palmeiras // Bauza é especialista nesse tipo de jogo. Quando menos esperamos do time dele, ele vai lá e surpreende e dessa vez nem tem Robinho do outro lado...

Santos 1-1 Internacional // O Santos não está sendo uma aposta realmente segura nesse momento e acho que o Internacional vai jogar como o Argel gosta: Pra não perder. Empate.

Grêmio 3-1 Coritiba // Normalmente o Grêmio quando vem muito empolgado decepciona, mas dessa vez eu acho que isso não acontece. Vitória dos gaúchos pra embalar de vez.

[N.do.E. Não foi possível colocar o vídeo com os gols da rodada pelo motivo de não ser encontrado no youtube. CA]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Suporte: Template Blogger -