Carnaval ApoteÓtica: Crônica da primeira noite do Grupo Especial

(por Carlos Alberto)

Aqui está minha análise sobre a primeira noite de desfiles do Grupo Especial, que terminou na manhã de hoje. Após o desfile da Imperatriz, fui vencido pelo cansaço - havia passado duas noites em claro ao ver os desfiles da Série A - mas consegui ver através do compactos e pelos vídeos completos dos desfiles, presentes no GloboPlay. Para o Especial, uso o mesmo recurso das análises da Série A - embora que só fiz um ao vivo ontem. E aqui vai meu resumão:

Resultado de imagem para desfile da tuiuti 2017

PARAÍSO DO TUIUTI - Parecia que faria um bom desfile. Parecia. O enredo foi desenvolvido até com certa criatividade, mas não foi tão brilhante. Pelo contrário, foi muito aquém disso. O samba, embora defendido com valentia por Wantuir e equipe, não empolgou e resultou numa fraca Harmonia. Evolução foi muito problemática do começo ao fim e a Comissão de Frente fez uma apresentação longa e arrastada. Visualmente, o primeiro setor foi muito bonito, dali pra frente uma queda vertiginosa em solução e cromática. O ponto alto foi a Bateria e o casal de mestre-sala e porta-bandeira, os experientes Marquinhos e Giovanna. A se lamentar o acidente ocorrido no Setor 1, que feriu 20 - 3 com gravidade. Se a missão da azul e amarelo já era difícil, agora fica complicadíssima.

Resultado de imagem para desfile da grande rio 2017

GRANDE RIO - Abaixo do esperado. Se o desfile foi empolgante, foi apenas primeiro setor. Aconteceu com a tricolor um fenômeno idêntico ao da Tradição com Silvio Santos: depois que a figura central do enredo passa, o desfile desanima. O começo foi arrebatador, com Ivete enlouquecendo o público na Sapucaí. A bateria passou muito bem, destacando as bossas com os triângulos, só não foi perfeita pois ocorreram algumas atravessadas. Plasticamente foi bonita e correta - com exceção do quinto carro. Mesmo com toda garra do Emerson Dias, o samba não empolgou como esperado. Vai brigar para voltar ao G-6.



IMPERATRIZ - A primeira grata surpresa da elite. O longo samba funcionou, ajudado pela ótima performance da batera (com bossas criativas) e a segura interpretação do estreante Arthur Franco. O conjunto visual foi irregular, com as fantasias melhores em acabamento do que as alegorias. O ponto negativo foi a Evolução, parada e com abertura de alguns buracos - um deles, devido ao "esquecimento" da última alegoria na concentração. Luta para permanecer entre as seis.



VILA ISABEL - A grande decepção da noite. Conjunto visual bem ruim, com muitos problemas de acabamento e solução - a fantasia de led da Bateria foi de doer nos olhos. E a plástica só não foi pior pois o belo último carro, que representava Kizomba, salvou a pátria. Harmonia fraca e Evolução desastrosa. Salvaram-se o casal e a aguerrida interpretação de Igor Sorriso. Quanto ao samba, roubartilho uma frase do Marco Maciel: "este desfile não merecia mesmo o épico samba-acróstico-invertido de André Diniz". Vai brigar lá embaixo.



SALGUEIRO - Até quem não é entendeu o que é Salgueiro. Totalmente perfeito em pelo menos sete dos nove quesitos. Visualmente perfeita, escola cantando muito, bossas sensacionais da Furiosa, uma impactante Comissão de Frente... precisa mesmo de um resumo mais amplo? Mais um belo trabalho do casal Lage - o último pela escola, como revelou Renato. Contrariando minha expectativa, o canto do cisne da Era Lage na Academia vai brigar pelo título - confirma isso se alguma cotada de hoje falhar.



BEIJA-FLOR - Outro grande desfile, e com o requinte de ser ao amanhecer. A Deusa da Passarela é protagonista de mais uma be sucedida inovação de não trazer alas e sim, cenas. Visualmente foi simples, embora com fácil compreensão do enredo. Embora não tenha acontecido o "boom" como esperado, o belo samba funcionou graças a gostosa cadência imposta pela Bateria e a grande atuação do Neguinho. O ponto fraco foi a Evolução, com abertura de alguns buracos. Num geral fica um degrau abaixo do Salgueiro, mas está presente na briga pela taça.

Minha ordem do dia:

- Salgueiro
- Beija-Flor
- Imperatriz
- Grande Rio
- Vila Isabel
- Tuiuti

Adendo: como eu previa, a redução do tempo proporcionou evoluções sofríveis. Que o nível melhore hoje.

Fotos: Carnavalize, Portal do RMC e O Dia



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Suporte: Template Blogger -