Carnaval ApoteÓtica: Guia do Grupo Especial - Segunda-Feira

Enquanto há samba, a festa continua. Nesta segunda-feira acontece a segunda parte dos desfiles do Grupo Especial. Mais seis primeiras escolas pisam na Sapucaí nesta noite, e o ApoteÓtica traz ao leitor a ficha técnica e os sambas de todas as estrelas do espetáculo.

1° - G.R.E.S. UNIÃO DA ILHA DO GOVERNADOR

Presidente: Ney Filardi
Cores: Azul, Vermelho e Branco
Sede: Cacuia (Ilha do Governador)
Em 2016, 11° colocada no Grupo Especial com o enredo "Olímpico por Natureza - Todo Mundo Se Encontra no Rio"
Diretor de Carnaval: Wilsinho Alves
Enredo: "Nzara Ndembu - Glória ao Senhor Tempo"
Carnavalesco: Severo Luzardo Filho
1° Casal de MS e PB: Phelipe Lemos e Dandara
Autores: Marinho, Lobo Junior, Felipe Mussili, Beto Mascarenhas, Dr. Robson, Rony Sena, Marcelão, MM e Gustavo Clarão
Bateria "Bonde do Caveira"
Diretor: Mestre Ciça
Rainha de Bateria: Tânia Oliveira
Intérprete: Ito Melodia

Resultado de imagem para Bandeira da União da Ilha do Governador

Dos bantos Nzambi, o criador
Giram ampulhetas da magia
Salve, rei Kitembo
Nzara Ndembu em poesia
Pra dar sentido a vida, transformar
Numa odisseia rasga o céu, alcança a terra
Sagrada é a raiz Nzumbarandá
Katendê, segredos preserva
Avermelhou, Kiamboté nos fez caminhar
Na luta entre o bem e o mal, forjou Kiuá
Senhores sagrados irão celebrar
Kukuana é fartura, natureza a festejar

Ndandalunda a me banhar (me banhar)
Seiva que brota do chão
Em rituais de purificação
E no balanço da maré (da maré)
Samba Kalunga nos traz
Rara beleza e peixes abissais

A chama ardente é fogo
O fogo que queima é paixão
É Nzazi fazendo justiça
Na força de um trovão
Que dita as leis do universo
E nos ensina a lição
Quando o sol beijou a lua
Viu no céu inspiração
Matamba soprou…
O vento levou pra Angola reinar
Plantou o amor…
A árvore da vida é a vida que dá

Êh, é no girê, é no girê
Macurá dilê no girá 
É tempo de fé, União
O tambor da Ilha a ecoar



2° - G.R.E.S. SÃO CLEMENTE

Presidente: Renato Almeida Gomes
Cores: Amarelo e Preto
Sede: Botafogo/Centro
Em 2016, 9° colocada no Grupo Especial com o enredo "Mais de Mil Palhaços no Salão"
Diretor de Carnaval: Ricardo Almeida Gomes
Enredo: "Onisuáquimalipanse"
Carnavalesca: Rosa Magalhães
1° Casal de MS e PB: Fabrício e Denadir
Autores: Toninho Nascimento, Luiz Carlos Máximo, Anderson Paz, Gustavo Albuquerque, Camilo Jorge e Marcelão da Ilha
Bateria "Fiel Bateria"
Diretores: Mestres Gil e Caliquinho
Rainha de Bateria: Raphaela Gomes
Intérprete: Leozinho Nunes

Imagem relacionada

Contam… que o governante de um país
Dançava as noites tão feliz
E brincava mascarado
Do zum zum do carnaval
Bailou… como o astro-rei de um poema
Ao final da cena
Houve aclamação geral

O sol… a partir desse tal dia
Ganhou a honraria de símbolo real

Daí então o ministro do tesouro
Ergueu a peso de ouro
Um palacete e convidou
O soberano que encantou-se nos jardins
Com a beleza se mirando nas águas do chafariz
Foi assim que descobriu nessa festança
Que havia comilança em sua pátria mãe gentil

Chega ao fim tanta cobiça
Quem levou não leva mais
Majestade da justiça
Palavra de rei não volta atrás

Usando a mesma régua e o mesmo traço
Construiu-se outro palácio
De imponência sem igual
Ecoam pelos ares de Versalhes
Os acordes de um baile suntuoso e triunfal

A coroa do sol vem me coroar
Alumiou, deixa alumiar 
Que hoje o rei sou eu
Brilhando com a ginga que o samba me deu


3° - G.R.E.S. MOCIDADE INDEPENDENTE DE PADRE MIGUEL

Presidente: Vandyr Trindade (Vô Macumba)
Cores: Verde e Branco
Sede: Padre Miguel/Realengo
Em 2016, 10° colocada no Grupo Especial com o enredo "O Brasil de La Mancha - Sou Miguel, Sou Cervantes, Sou Quixote Cavaleiro, Pixote Brasileiro"
Diretor de Carnaval: Marquinho Marino
Enredo: "As Mil e Uma Noites de Uma "Mocidade" Pra lá de Marrakech"
Carnavalesco: Alexandre Louzada
1° Casal de MS e PB: Diogo Jesus e Cristiane Caldas
Autores: Altay Veloso, Paulo César Feital, Zé Glória, J. Giovanni, Dadinho, Zé Paulo Sierra, Gustavo Soares, Fábio Borges, André Baiacu e Thiago Meiners
Bateria "Não Existe Mais Quente"
Diretor: Mestre Dudu
Rainha de Bateria: Camila Silva
Intérprete: Wander Pires

Resultado de imagem para bandeira da mocidade independente de padre miguel

Fui ao deserto roncar meu tambor
Pra Alah conhecer meu Xangô
De repente a miragem aparece
Na praça, um senhor contando histórias de amor
Eu fui pra lá de Marrakech
Minha Zona Oeste comovida de paixão
És minha “El Jadida”, meu teatro de ilusão
Tanto assim que o meu olhar
Vê no mar de Gibraltar, sereia
Dama das areias de Iemanjá
Teu deserto, meu sertão
Teu oásis, meu rincão… “vadeia”
Mistura alaúde com ganzá

Abre-te Sésamo, que o samba ordenou
Mil e uma noites de amor
Põe Alladin no agogô, tantã nas mãos de Simbad
Meu ouvido é de mercador

Abre-te Sésamo, que o samba ordenou
Mil e uma noites de amor
É o Saara de lá com o Saara de cá
Minha Mocidade chegou…

Chegou… chegou… de Padre Miguel, a candeia
A caravana de além-mar retorna à nossa aldeia
Oh meu Brasil, abrace a humanidade
És a pátria mãe gentil da amizade

Brilha o Cruzeiro do Sul no oriente de Alah
Céu de Sherazade
Vem pro Marrocos, meu bem 
Vem minha Vila Vintém
Sonha, Mocidade



4° - G.R.E.S. UNIDOS DA TIJUCA

Presidente: Fernando Horta
Cores: Azul-ouro e Amarelo-pavão
Sede: Borel/Centro
Em 2016, Vice-Campeã no Grupo Especial com o enredo "Semeando Sorriso, A Tijuca Festeja o Solo Sagrado"
Diretor de Carnaval: Fernando Costa
Enredo: "Música na Alma, Inspiração de Uma Nação"
Carnavalesco: Comissão de Carnaval (Mauro Quintaes, Annik Salmon, Hélcio Paim e Marcus Paulo)
1° Casal de MS e PB: Julinho e Ruth Alves
Autores: Totonho, Fadico, Josemar Manfredini, Dudu e Sergio Alan
Bateria "Pura Cadência"
Diretor: Mestre Casagrande
Rainha de Bateria: Juliana Alves
Intérprete: Tinga

Imagem relacionada

Sinta o som...
É melodia, música
Negro dom que acalentava os nossos ancestrais
É muito mais, é liberdade a luz da inspiração
Hoje a Tijuca é quem dá o tom em notas e acordes musicais
Viaje na barca das canções
Um jazz embalando os corações
Num sopro a saudade, a moda country se eternizou
E o meu Borel americanizou

Chega, my brother… vem ver
A batucada é de enlouquecer
Pura Cadência de bambas juntou guitarra e pandeiro
Ta aí o soul de um jeito brasileiro

Ôôô… o som do rock ecoou
Nas ondas do rádio embalou gerações
As baladas do cinema despertam
Tamanhas emoções
Mudando de hábito o pop é samba
Deixa chover que hoje eu vou cantar
Sou eu da nação tijucana mais um pop star,
“vem com a gente sambar”
A musicalidade desse seu país
Virou paixão universal
Nessa avenida, rege o enredo do meu carnaval

Invade minh’alma a linda canção
No tom da vitória chegou meu Pavão
Com samba no pé, nós vamos à luta
Tô na boca do povo, meu nome é Tijuca



5° - G.R.E.S. PORTELA

Presidente: Luis Carlos Magalhães
Cores: Azul e Branco
Sede: Madureira
Em 2016, 3° colocada no Grupo Especial com o enredo "No voo da Águia, uma viagem sem fim..."
Diretor de Carnaval: Comissão de Carnaval (Paulo Barros, Moisés Carvalho, Fábio Pavão e Claudinho Portela)
Enredo: "Quem nunca sentiu o corpo arrepiar ao ver este rio passar..."
Carnavalescos: Paulo Barros
1° Casal de MS e PB: Alex Marcelino e Daniele Nascimento
Autores: Samir Trindade, Elson Ramires, Neizinho do Cavaco, Paulo Lopita 77, Beto Rocha, Girão e J.Sales
Bateria "Tabajara do Samba"
Diretor: Mestre Nilo Sérgio
Rainha de Bateria: Bianca Monteiro
Intérprete: Gilsinho

Resultado de imagem para bandeira da Portela

Vem conhecer esse amor
A evar corações através dos carnavais
Vem beber dessa fonte
Onde nascem poemas em mananciais
Reluz o seu manto azul e branco
Mais lindo que o céu e o mar
Semente de Paulo, Caetano e Rufino
Segue seu destino e vai desaguar

A canoa vai chegar na aldeia
Alumia meu caminho, Candeia
Onde mora o mistério, tem sedução
Mitos e lendas do ribeirão

Cantam pastoras e lavadeiras pra esquecer a dor
Tristeza foi embora, a correnteza levou
Já não dá mais pra voltar (ô iaiá)
Deixa o pranto curar (ô iaiá)
Vai inspiração, voa em liberdade
Pelas curvas da saudade
Oh, mamãe, ora yê yê ô, vem me banhar de axé
Ora yê yê ô

É água de benzer, água pra clarear
Onde canta um sabiá

Salve a Velha Guarda, os frutos da jaqueira
Oswaldo Cruz e Madureira
Navega a barqueata, aos pés da santa em louvação
Para mostrar que na Portela o samba é religião

O perfume da flor é seu
Um olhar marejou, sou eu
Quem nunca sentiu o corpo arrepiar
Ao ver esse rio passar



6° - G.R.E.S. ESTAÇÃO PRIMEIRA DE MANGUEIRA

Presidente: Chiquinho da Mangueira
Cores: Verde e Rosa
Sede: Mangueira
Em 2016, Campeã do Grupo Especial com o enredo "Maria Bethânia, a menina do olhos de Oyá"
Diretor de Carnaval: Dimichel Velasco e Sérgio Lucchesi
Enredo: "Só Com a Ajuda do Santo"
Carnavalesco: Leandro Vieira
1° Casal de MS e PB: Mateus Olivério e Squel Jorgea
Autores: Lequinho, Júnior Fionda, Flavinho Horta, Gabriel Martins, Gabriel Machado e Igor Leal
Bateria "Tem Que Respeitar Meu Tamborim"
Diretores: Mestres Vitor Art e Rodrigo Explosão
Rainha de Bateria: Evelyn Bastos
Intérprete: Ciganerey

Resultado de imagem para bandeira da Mangueira

Mangueira… eu já benzi minha bandeira
Bati três vezes na madeira
Para a vitória alcançar
No peito, patuá, arruda e guiné
Para provar que o meu povo nunca perde a fé
A vela acesa pro caminho iluminar
Um desejo no altar, ou no gongá
Vou festejar com a divina proteção
Num céu de estrelas enfeitado de balão
É verde e rosa o tom da minha devoção
Já virou religião

O manto a proteger, mãezinha a me guiar
Valei-me, meu padim, onde quer que eu vá
Levo oferendas à rainha do mar
Inaê, marabô, Janaína

Abriram-se as portas do céu, choveu no roçado
Num laço de fita a menina pediu comunhão
Bala, cocada e guaraná pro erê
Meu padroeiro irá sempre interceder
Clareia… tenho um guerreiro a me defender
Firmo o ponto pro meu orixá no terreiro
Pelas matas eu vou me cercar, mandingueiro
Mel, marafo e abô…
Só com a ajuda do santo eu vou
Confirmar meu valor
O morro em oração, clamando em uma só voz
Sou a Primeira Estação, rogai por nós!

O meu tambor tem axé, Mangueira
Sou filho de fé do povo de Aruanda
Nascido e criado pra vencer demanda
Batizado no altar do samba



Para consultar o regulamento dos desfiles da Grupo Especial, clique aqui.

Os desfiles começam as 22h20. Importante frisar que, anteriormente o horário de início era 22h e o mesmo acabou adiado em cima da hora para se adequar a grade de programação da TV.

Como é notório, houve uma importante mudança no regulamento: cada escola tem entre 65 e 75 minutos pra realizar sua apresentação.

A apuração acontece na quarta-feira de cinzas, às 16h45.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Suporte: Template Blogger -