Carnaval ApoteÓtica: Guia da Série A - Sábado

Neste sábado, 25, continuam os desfiles das agremiações que disputam a Série A, equivalente ao Grupo de Acesso do carnaval do Rio. 14 escolas lutam por uma vaga no Grupo Especial em 2018. Outras sete escolas adentram a Sapucaí nesta noite, e o ApoteÓtica apresenta ao leitor a ficha técnica e os sambas de todas as estrelas do espetáculo que pisam na avenida logo mais.

1° - G.R.E.S. ACADÊMICOS DA ROCINHA

Presidente: Ronaldo Oliveira
Cores: Azul, Verde e Branco
Sede: São Conrado
Em 2016, 13° colocada da Série A com "Nova Roma é Brasil, Brasil é Rocinha!"
Diretor de Carnaval: Marcio André
Enredo: "No Saçarico da Marquês, Tem Mais Um Freguês: Viriato Ferreira"
Carnavalesco: João Vitor Araújo
1° Casal de MS e PB: David Sabiá e Thainá
Autores: Flavinho Segal, Fadico, Anderson Benson, Renato Galante, Dudu, Mauricio Amorim, Leandro RC, Octávio Vasconcellos, Wagner Rodrigues e Guilherme Cruz
Bateria "Ritmo Avassalador"
Diretor: Mestre Junior
Rainha de Bateria: Mônika Nascimento
Intérprete: Leléu

Resultado de imagem para Bandeira da Rocinha

Quando a minha escola cruza o alvorecer
A borboleta me faz renascer
Nessa avenida colorida
As luzes de um sonho iluminaram meu caminho
O teatro de revista traçou meu destino
À apoteose da ilusão (ilusão)
É ordem do rei, brincar sem parar
Do circo encantado
Às maravilhas do mar
Ao som dos tamborins, cheguei pra convidar
A sereia pra sambar…

Quando a bola rolou, a chuva caiu
O mundo aplaudiu o gênio João
A arte nas asas de um beija-flor
Do lixo ao luxo o talento do professor


Embarque no trem que vai te levar
Eu vi na história a coroa brilhar
O que a banana tem? Cai nessa festa
Vista a fantasia é carnaval meu bem
Amor… de Ramos vi brotar a linda flor
E hoje colhe os frutos que plantou
É a “rosa” mais bela desse meu jardim…
No “saçarico” do Marquês, a Sapucaí vai levantar
Pra aplaudir de pé, eu sou mais um freguês
Oh mestre… aonde estiver…

Quero ver segurar… Rocinha
O embalo do meu samba, vai te guiar
Olha a estrela no céu, é Viriato a brilhar
O grande artista da cultura popular




2° - G.R.E.S. ACADÊMICOS DO CUBANGO

Presidente: Olivier Luciano Almeida (Pelé)
Cores: Verde e Branco
Sede: Cubango (Niterói)
Em 2016, 6° colocada na Série A com "Um Banho de Mar à Fantasia"
Diretor de Carnaval: Jorge Riper
Enredo: "Versando Nogueira nos cem anos do ritmo que e nó na madeira!"
Carnavalesco: Lúcio Sampaio
1° Casal de MS e PB: Diego Falcão e Jaqueline
Autores: Gabriel Martins, Ronaldo Bello, Rafael Coutinho, Robson Ramos, Sérgio Careca, Demá Chagas, Alessandro Falcão, Vinicius Xavier, Thiago Farias, Duda, Lequinho, Fadico, Junior Fionda, Neyzinho do Cavaco e Igor Leal
Bateria "Ritmo Folgado"
Diretor: Mestre Demétrius
Rainha de Bateria: Thaís Macedo
Intérpretes: Hugo Junior

Imagem relacionada

Ôô... eu sou o espelho do espelho que não quebrou 
Ôô... Cubango é nó na madeira

Vai minha inspiração
Com prazer sou João
Um certo Nogueira
Sou resistência a correr nas veias
E poesia feito "lenha na fogueira"
Em tempos de versos açoitados
Batuque acorrentado
Meu samba não se calou
Reinando no auge do seu centenário
Ele é imortalizado
Vem mostrar o seu valor
Quebram-se as correntes do passado
Hoje o samba é magistrado
Tem diploma de doutor
A cura da mente e do coração
É o poder da criação

Nesse terreiro tem Clara guerreira
"Batucajé" não é brincadeira
Firmei o ponto no canto de um "sabiá"
Tem axé pra iluminar a força no meu caminhar
Lá no céu tua fé que me faz sonhar
E de joelhos saudei o meu orixá

"Por onde andarás" morena?
Cabrocha que roubou meu coração
"Restou essa saudade" da pequena
E o "consolo do antigo violão"
E é por isso que eu vivo no Clube do Samba
Em terreiros de bambas a cantar
Num beijo apaixonado de Oswaldo Cruz em Madureira
Nascia um verdadeiro amor
Nas asas de uma águia altaneira
A vida é um dom de Deus
Se o espelho é bom ninguém jamais morreu
Vou viver pra sempre nesse manto
Existir nesse azul, repousar no teu branco



3° - G.R.E.S. INOCENTES DE BELFORD ROXO

Presidente: Reginaldo Gomes
Cores: Azul, Vermelho e Branco
Sede: Parque São Vicente (Belford Roxo)
Em 2016, 9° colocada da Série A com "Cacá Diegues, Retratos de Um Brasil em Cena"
Diretor de Carnaval: Saulo Tinoco
Enredo: "Vilões, o verso do inverso"
Carnavalesco: Wagner Gonçalves
1° Casal de MS e PB: Peixinho e Jaçanã
Autores: Samir Trindade, Junior Trindade, Beto Rocha, Ribeirinho, Gilberto Oliveira, Thiago Alves, Domingos do Peixe, Dilson Marimba, Girão, Elton Babu e Neyzinho do Cavaco
Bateria "Cadência da Baixada"
Diretor: Mestre Washington
Rainha de Bateria: Vivian Borges
Intérprete: Nino do Milênio

Imagem relacionada

Carnaval
Divina comédia do povo
E o mundo de pernas pro ar
O bem e o mal, virou o jogo
A barca tá pegando fogo
Vem desse jeito, amor
Que hoje eu tô que tô
Deixe a serpente te abraçar (oi)
Eu não sou marginal, sou marginalizado
Beijo roubado não é pecado

Cobriu a cabeça e o bumbum de fora
Eu também quero, é minha hora
Por onde andam os heróis do meu Brasil?
Ninguém sabe, ninguém viu

Ô seu moço, foi essa vida que me fez assim (assim, assim)
Quando a máscara cair (deixa cair)
Por favor, olha pra mim
Desculpe amor, se um dia fiz você chorar
Foi ilusão, um personagem pra te encantar
Vou... levar a chave do seu coração
E guardar pra sempre no meu pavilhão
Sou de Belford Roxo um bom sujeito
Na charada dou meu jeito, minha resposta é no samba
Sou de Belford Roxo um bom sujeito
A Baixada também é... terra de gente bamba

Vou virar pelo avesso, de trás pra frente
De baixo pra cima, sou Inocentes
Mete a mão batuqueiro, o samba chamou
O vilão na avenida é vencedor


4° - G.R.E.S. IMPÉRIO SERRANO

Presidente: Vera Lúcia
Cores: Verde e Branco
Sede: Madureira
Em 2016, 4° colocada da Série A com "Silas Canta Serrinha"
Diretor de Carnaval: Júnior Fionda e Paulo Santi
Enredo: "Meu Quintal é Maior do Que o Mundo"
Carnavalesco: Marcus Ferreira
1° Casal de MS e PB: Feliciano e Raphaela Caboclo
Autores: Tico do Gato, Lucas Donato, Andinho Samara, Victor Rangel, Jefferson Oliveira, Ronaldo Nunes, Totonho, André do Posto 7, Vagner Silva, Vinicius Ferreira e Rafael Gigante
Bateria "Sinfônica do Samba"
Diretor: Mestre Gilmar
Rainha de Bateria: Milena Nogueira
Intérprete: Marquinho Art'Samba

Imagem relacionada

Abre a janela vem ver, ôô
Poesia brotar no quintal
O carnaval florescer
Menino Bernardo em meu ser
Reinvento o meu Pantanal
O som do apito a tocar anuncia a cor
Um canto verde do índio enfeitiçou
Guardando o segredo das águas
Regando o mar de Xarayés
O eldorado reina aos meus pés

O som que salta do brejo
Empresto a viola
A paz do meu lugar "aflora"
É feito um Império em procissão
Enfeito meu coração morada do meu viver
Tem casa que anda por esse chão
Bandarra é meu coração que voa no entardecer

Menino do mato o nosso verde fez o céu emocionar
E o branco então floriu meu chão
Atento a um feroz olhar
Luar... Que me traz a lembrança
Nossa Senhora é fé, esperança
De um pantaneiro a lutar
Reizinho... de tantas vitórias
Cantando eu declamo esse amor por você
Eu sou Império
Abra o meu livro pois tu sabes ler

A minha história já fala por mim
Sou resistência, orgulho sem fim 
Tem poesia no ar, você já sabe quem sou
Pelo toque do agogô


5° - G.R.E.S. UNIDOS DE PADRE MIGUEL

Presidente: Lenílson Leal
Cores: Vermelho e Branco
Sede: Padre Miguel
Em 2016, Vice-Campeã da Série A com "O Quinto dos Infernos"
Diretor de Carnaval: Cícero Costa
Enredo: "Ossain, O Poder da Cura"
Carnavalesco: Edson Pereira
1° Casal de MS e PB: Vinícius e Jéssica
Autores: W. Corrêa, Samir Trindade, Claudio Russo, Marquinhos, Alan Santos, Jr Beija-Flor, Ribeirinho, Dilson Marimba, Carlinhos do Mercadinho e Cabeça do Ajax
Bateria "Guerreiros da Unidos"
Diretor: Mestre Dinho
Rainha de Bateria: Karina Costa
Intérprete: Pixulé

Imagem relacionada

Os tambores da floresta
São clamores pela cura
A raiz se manifesta
Onde a seiva se mistura
Cai a tarde vai cruzar o céu eye
O olhar sagrado vai resplandecer
A quem foi um dia escravo, senhor do axé (axé)
Ossain massera nas folhas a fé
Ossanha prepare o pilão
A sua missão é legado de Olodumaré

Êh katendê, lá na mata da Jurema
Kosi ewe kosi orixá
Abô, abô
Preto véio ensinou, hoje eu quero me banhar

A lua de prata clareia
Babalossain na aldeia
Xangô tentou se apoderar
Clamou aos ventos de Iansã
Mas o mistério sempre estará
Nas mãos do filho de Nanã
Oxalá ao seu herdeiro, minha devoção
Orunmilá, traga em seus olhos nossa proteção
O samba é o remédio da alma
O sassayn que vai além
Chegou o dia, na tribo da Vila Vintém

Vai ter xirê, ogans e alabês
Ossain motumbá
Hoje a Unidos de Padre Miguel
Tem o poder de curar


6° - G.R.E.S. RENASCER DE JACAREPAGUÁ

Presidente: Antônio Carlos Salomão
Cores: Vermelho e Branco
Sede: Largo do Tanque (Jacarepaguá)
Em 2016, 8° colocada da Série A com "Ibejis - Nas Brincadeiras de Criança, Os Orixás Que Viraram Santos no Brasil"
Diretor de Carnaval: Comissão de Carnaval
Enredo: "O Papel e o Mar"
Carnavalescos: Raphael Torres e Alessandro Rangel
1° Casal de MS e PB: Marlon Flores e Patricinha
Autores: Moacyr Luz, Claudio Russo e Diego Nicolau
Bateria "Guerreira"
Diretor: Mestre Dinho Santos
Rainha de Bateria: Elaine Caetano
Intérpretes: Diego Nicolau e Evandro Malandro

Resultado de imagem para bandeira da renascer de jacarepaguá

Almirante João
Sou Carolina de Jesus
Carrego papelão, você navega sua cruz
Na correnteza a sua voz foi mergulhar
Eu fiz dos versos a fortaleza pra morar
Sou a filha da miséria
Você nasceu pra guerrear

Nós somos a liberdade
Eu sou papel, você é o mar

Sobrevivi na escuridão
Sem ter você, inspiração

Ôôô desatando os nós
Hoje a Renascer fala por nós

João
Negro feiticeiro
O timoneiro conquistador
Carolina é alforria
Poesia da alma que se libertou
Na luta contra a tirania
Na ressaca da agonia, rubro oceano
Dragão dos mares
Segue a costeira ganhando lares
Nossa bandeira, Guanabara
O leme da revolução
Salve a negrura, salve a bravura
Resgatada do porão

Oh mestre sala quem te ensinou a bailar 
Um marinheiro sabe o balanço do mar 
A chibata não estala mais
Quantos sonhos guarda o velho cais


7° - G.R.E.S. UNIDOS DO PORTO DA PEDRA

Presidente: Fábio Montibello
Cores: Vermelho e Branco
Sede: Porto da Pedra (São Gonçalo)
Em 2016, 5° colocada na Série A com "Palhaço Carequinha: Paixão e Orgulho de São Gonçalo! Tá certo ou não tá?"
Diretor de Carnaval: Comissão de Carnaval
Enredo: "Ô abre-alas que as marchinhas vão passar! Porto da Pedra é quem vai ganhar... seu coração!"
Carnavalesco: Jaime Cesário
1° Casal de MS e PB: Marlon Lamar e Lucinha Nobre
Autores: Bira, Márcio Rangel, Alexandre Villela, Eric Costa, Paulo Borges, Adelyr, Oscar Bessa, Rafael Raçudo e Bruno Soares
Bateria "Ritmo Feroz"
Diretor: Mestre Pablo
Rainha de Bateria: Ketulla Melo
Intérprete: Anderson Paz

Resultado de imagem para bandeira da Porto da Pedra

Vai chover... confete e serpentina
Sou pierrot, você é a colombina
Sassaricando daqui… sassaricando dali
Faço de tudo pra ganhar seu coração
Linda morena, no meu cordão vem sambar
O bonde está lotado, pode festejar!
Olê, olá, de noite Maria é outra
O careca está à solta e o vovô ficou pra trás
Oh! Que beleza, a cabeleira do rapaz

Será, meu bem, que Zezé vai revelar?
O que ele é nessa avenida
É nesse embalo que hoje vou me acabar
O carnaval do povo ninguém vai calar

Aqui tudo é brincadeira
Tanta sujeira no cenário nacional
Desde os tempos de Cabral
Ê ê ê me dá um dinheiro aí… se não der, pau vai comer
Cadê você? Foi brincar em Madri
Ou pensou em fugir pro calor do Saara?
Me abraça, amor… nesta folia sou um sonhador
Bebo até cair porque o rei mandou
Na cidade de encantos mil
Quando a saudade invade meu peito
Revivo grandes carnavais
No branco da minha bandeira celebro a paz

Abram alas! Meu Tigre chegou
Cantando versos de amor
No esplendor do amanhecer 
Quero ver me segurar
Tem marchinha até o dia clarear



Para consultar o regulamento dos desfiles da Série A, clique aqui.

Os desfiles começam as 22h, com a TV Globo entrando com transmissão (apenas para o estado do Rio) às 22h45. O serviço on-demand do canal, GloboPlay, também transmitirá os desfiles para todo o país.

A apuração acontece na quarta-feira de cinzas, as 18h45, logo após a do Especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Suporte: Template Blogger -