Carnaval ApoteÓtica: Guia do Grupo Especial - Domingo

Após os desfiles das agremiações que disputam a Série A, na sexta e no sábado, é hora das grandes escolas adentrarem a Passarela do Samba. Neste domingo começa os desfiles do Grupo Especial. Nesta noite, as seis primeiras escolas pisam na Sapucaí nesta noite, e o ApoteÓtica traz ao leitor a ficha técnica e os sambas de todas as estrelas do espetáculo. Acompanhe.

1° - G.R.E.S. PARAÍSO DO TUIUTI

Presidente: Renato Thor
Cores: Azul e Amarelo
Sede: São Cristóvão
Em 2016, Campeã da Série A com o enredo "A Farra do Boi"
Diretor de Carnaval: Leandro Azevedo
Enredo: "Carnavaleidoscópio Tropifágico"
Carnavalesco: Jack Vasconcelos
1° Casal de MS e PB: Marquinhos e Giovanna
Autores: Carlinhos Chirrinha, Rafael Bernini, Luis Caxias, Wellington Onirê, Fernandão e Alexandre Cabeça
Bateria "SuperSom 120"
Diretor: Mestre Ricardinho
Rainha de Bateria: Caroline Marins
Intérprete: Wantuir

Resultado de imagem para Bandeira da Tuiuti

É Tropicália olha aí... Meu Tuiuti
Um Paraíso, não existe nada igual
Ora pois pois... Sou Tupiniquim
No Pindorama todo dia é carnaval
Brasil, riqueza da mãe natureza
Meu chão, morada da felicidade
Se for pecado... tô condenado
Eu sou amante dessa liberdade
Daquela lei surgiu um laço de união
Macunaíma devorando a arte

Coração balançou, muito samba no pé
Lá no morro nasceu nosso parangolé
A revolta se fez, a semente brotou
Quem vestiu coloriu... por aí se espalhou 

Ê Bahia... é lindo o movimento musical
E segue a massa pra viver essa aventura
Quanta mistura... Intercâmbio cultural
E na terra da garoa... Tropicalista
Debochando numa boa... Salve o artista
Degustar e consumir foi a opção
Tantas flores no jardim
Encarando a opressão
Mas raiou o sol
Iluminando os versos da canção

Alô povo brasileiro... Aquele abraço
Caminhando deixo o sonho me levar  
A esperança que brilha no meu olhar
É o segredo dessa vida 

2° - G.R.E.S. ACADÊMICOS DO GRANDE RIO

Presidente: Milton Perácio
Cores: Verde, Vermelho e Branco
Sede: Duque de Caxias
Em 2016, 7° colocada no Grupo Especial com o enredo "Fui no Itororó Beber Água e Não Achei, Mas Achei a Bela Santos e Por Ela Me Apaixonei..."
Diretor de Carnaval: Dudu Azevedo
Enredo: "Ivete do rio ao Rio!"
Carnavalesco: Fábio Ricardo
1° Casal de MS e PB: Daniel e Verônica
Autores: Paulo Onça, Kaká, Dinho Artiligri, Rubens Gordinho, Alan Vasconcelos e Marco Moreno
Bateria "Invocada"
Diretor: Mestre Thiago Diogo
Rainha de Bateria: Paloma Bernardi
Intérprete: Emerson Dias

Resultado de imagem para bandeira da acadêmicos do grande rio

A Grande Rio vem dar um banho de axé
Salve toda essa gente de fé
O tambor da Invocada promete
Levanta a poeira Ivete

Brilha minha estrela
Alumia o meu caminhar
Menina baiana do Juazeiro
Saudade mandou um cheiro
Velho Chico... histórias fez lembrar
Nossa Senhora sempre a me guiar
Sol inclemente
Terra seca era o sertão
Adolescente, abraço o violão
Forroziei, pulei fogueira, viva São João
Minha família, doce inspiração

E lá vou eu, pé na estrada
E lá vou eu, meu amor
Olhos de fogo da serpente encantada
Iluminavam meu destino a Salvador

Cantei a noite buscando o que eu queria
Alegria! Alegria!
Guitarra, frevo, tambores que tem magia
Ê Bahia! Ê Bahia!

Com a Eva encantei toda cidade
No trio arrastei as multidões
Canto a minha verdade, africanidade
Mistura de emoções
Meu timbau... Virou sucesso internacional
Nos palcos do mundo, o estrelato, a consagração
Comunidade, povo do gueto, eu sou
Caxias me abraçou


3° - G.R.E.S. IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE

Presidente: Luiz Pacheco Drummond
Cores: Verde, Branco e Ouro
Sede: Ramos
Em 2016, 6° colocada no Grupo Especial com o enredo "É o Amor... Que mexe com a minha cabeça e me deixa assim... Do sonho de um caipira nascem os filhos do Brasil"
Diretor de Carnaval: Wagner Araújo
Enredo: "Xingu - O Clamor Que Vem da Floresta"
Carnavalesco: Cahê Rodrigues
1° Casal de MS e PB: Thiaguinho e Rafaela Theodoro
Autores: Moisés Santiago, Adriano Ganso, Jorge do Finge e Aldir Senna
Bateria "Swing da Leopoldina"
Diretor: Mestre Lolo
Rainha de Bateria: Cris Vianna
Intérprete: Arthur Franco



Brilhou… a coroa na luz do luar
Nos troncos a eternidade… a reza e a magia do pajé
Na aldeia com flautas e maracás
Kuarup é festa, louvor em rituais
Na floresta... Harmonia, a vida a brotar
Sinfonia de cores e cantos no ar
O paraíso fez aqui o seu lugar
Jardim sagrado, o caraíba descobriu
Sangra o coração do meu Brasil
O belo monstro rouba as terras dos seus filhos
Devora as matas e seca os rios
Tanta riqueza que a cobiça destruiu

Sou o filho esquecido do mundo
Minha cor é vermelha de dor
O meu canto é bravo e forte
Mas é hino de paz e amor!

Sou guerreiro imortal derradeiro
Deste chão o senhor verdadeiro
Semente eu sou a primeira
Da pura alma brasileira

Jamais se curvar, lutar e aprender
Escuta menino, Raoni ensinou
Liberdade é o nosso destino
Memória sagrada… razão de viver
Andar onde ninguém andou
Chegar aonde ninguém chegou
Lembrar a coragem e o amor dos irmãos
E outros heróis guardiões
Aventuras de fé e paixão
O sonho de integrar uma nação

Kararaô… Kararaô… o índio luta por sua terra
Da Imperatriz vem o seu grito de guerra!

Salve o verde do Xingu, a esperança
A semente do amanhã… herança
O clamor da natureza a nossa voz vai ecoar… 
Preservar!

4° - G.R.E.S. UNIDOS DE VILA ISABEL

Presidente: Levi Júnior
Cores: Azul e Branco
Sede: Vila Isabel
Em 2016, 8° colocada no Grupo Especial com o enredo "Memórias do Pai Arraia - Um sonho pernambucano, um legado brasileiro"
Diretor de Carnaval: Comissão de Carnaval
Enredo: "O Som da Cor"
Carnavalesco: Alex de Souza
1° Casal de MS e PB: Raphael e Amanda Poblete
Autores: Arthur das Ferragens, Gustavinho Oliveira, Danilo Garcia, Braguinha, Rafael Zimmermann e Júlio Alves
Bateria "Swingueira de Noel"
Diretor: Mestre Wallan
Rainha de Bateria: Sabrina Sato
Intérprete: Igor Sorriso

Resultado de imagem para bandeira da vila isabel

A minha Vila chegou
Ouça essa voz
A pele arrepia ao som da batida...
Força dos meus ancestrais
Herança que fez ressoar o rufar do tambor
Pra gente dançar assim, feliz
Maracas encontram tamborins
O reggae celebra mensagens de paz
Oh minha flor, quero você em meus braços
Bailando no mesmo compasso
Um tango de drama e amor

Vila
"Azul" que dá o tom à minha vida
Um "sopro" de esperança na avenida 
Eu faço um pedido em oração
Ouvi-la pra sempre no meu coração

Um solo de guitarra a embalar
"Soul" a mais perfeita forma de expressar
Eu vou, eu vou... Onde fez raiz a tradição Nagô
Eu vou, eu vou, foi...
O povo do samba quem me chamou!
Ginga no lundu... morena
Negro é o rei... é o rei
Toque de Ijexá... afoxé
Pra "purificar"... minha fé
Gira baiana, deixa a lágrima rolar
Quando no terreiro novamente ecoar

Ô, ô, Kizomba é a Vila
Firma o batuque no som da cor
Valeu Zumbi, a lua no céu
É a mesma de Luanda e da Vila Isabel



5° - G.R.E.S. ACADÊMICOS DO SALGUEIRO

Presidente: Regina Celi
Cores: Vermelho e Branco
Sede: Andaraí
Em 2016, 4° colocada no Grupo Especial com o enredo "A Ópera dos Malandros"
Diretor de Carnaval: Alexande Couto
Enredo: "A Divina Comédia do Carnaval"
Carnavalescos: Renato Lage e Márcia Lage
1° Casal de MS e PB: Sidiclei e Marcella Alves
Autores: Marcelo Motta, Fred Camacho, Guinga do Salgueiro, Getúlio Coelho, Ricardo Neves e Francisco Aquino
Bateria "Furiosa"
Diretor: Mestre Marcão
Rainha de Bateria: Viviane Araújo
Intérpretes: Serginho do Porto, Leonardo Bessa e Xande de Pilares

Resultado de imagem para bandeira do salgueiro

Vou embarcar em ilusões
À loucura me entregar
Prazer… (ô prazer)
Sou poeta delirante, o amante
Na profana liberdade
Devoto da infernal felicidade
Quero o gostoso veneno do beijo
Saciar o meu desejo
Me embriagar
Nos braços da folia me jogar

Vou me perder pra te encontrar
Enlouquecer, morrer de amar!
Pra que juízo, amor? A noite é nossa…
Do jeito que o pecado gosta!

Sinto minh'alma se purificar
Vislumbrar…
O paraíso, no firmamento
Três “com sagrados” talentos
“Vê, estão voltando as flores…”
Lá, onde ressoam tambores
Toca batuqueiro, dobre o rum
Aos presentes de Orum…
Gira baiana e faz do céu um terreiro
Tinge essa avenida de vermelho
É nossa missão, carnavalizar a vida
Que é feita pra sambar!
Dessa paixão que encanta o mundo inteiro

Só entende quem é Salgueiro…
Só entende quem é Salgueiro…

6° - G.R.E.S. BEIJA-FLOR

Presidente: Farid Abraão David (afastado)
Cores: Azul e Branco
Sede: Nilópolis
Em 2016, 5° colocada no Grupo Especial com o enredo "Mineirinho Genial! Nova Lima - Cidade Natal. Marquês de Sapucaí, O Poeta Imortal"
Diretor de Carnaval: Laíla
Enredo: Iracema, A virgem dos lábios de mel
Carnavalesco: Comissão de Carnaval (Laíla, Fran Sérgio, Victor Santos, André Cezari, Bianca Behrends, Cristiano Bara, Rodrigo Pacheco, Wladimir Morellembaum, Brendo, Gabriel Mello e Adriane Lins)
1° Casal de MS e PB: Claudinho e Selminha Sorriso
Autores: Claudemir, Ronaldo Barcellos, Maurição, Bruno Ribas, Fábio Alemão, Wilson Tatá, Alan Vinícius e Betinho Santos
Bateria "Poderosa"
Diretores: Mestres Plínio e Rodney
Rainha de Bateria: Raíssa de Oliveira
Intérprete: Neguinho da Beija-Flor

Resultado de imagem para bandeira do beija-flor

Araquém bateu no chão
A aldeia toda estremeceu
O ódio de Irapuã
Quando a virgem de Tupã
Se encantou com o europeu
Nessa casa de caboclo hoje é dia de Ajucá
Duas tribos em conflito
De um romance tão bonito começou meu Ceará

Pega no amerê, areté, anamá
Pega no amerê, areté, anamá

Bem no coração dessa nossa terra
A menina moça e o homem de guerra
Ele sente a flecha, ela acerta o alvo
Índia na floresta, branco apaixonado
Vem pra minha aldeia, Beija-Flor
Tabajara, pitiguara, bate forte o tambor
Um chamado de guerra, minha tribo chegou
Reclamando a pureza da pele vermelha
Bate o coração de Moacir
O milagre da vida, me faz um mameluco na Sapucaí
Oh, linda Iracema, morreu de saudade
Mulher brasileira de tanta coragem

Um raio, de sol a luz do meu dia
Iluminada nessa minha fantasia

A Jandaia cantou no alto da palmeira
O nome de Iracema
Lábios de mel, riso mais doce que o jati
Linda demais, cunhã-porã itereí 
Vou cantar Juremê, Juremê, Juremê
Vou contar Juremá, Juremá
Uma história de amor, meu amor
É o carnaval da Beija-Flor



Para consultar o regulamento dos desfiles da Grupo Especial, clique aqui.

Os desfiles começam as 22h20. Importante frisar que, anteriormente o horário de início era 22h e o mesmo acabou adiado em cima da hora para se adequar a grade de programação da TV.

Como é notório, houve uma importante mudança no regulamento: cada escola tem entre 65 e 75 minutos pra realizar sua apresentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Suporte: Template Blogger -