Cornetando: Brazilian League - Rodada 5

Mais uma rodada passou e mais sinais vão ficando aparente no campeonato. O América Mineiro fatalmente brigar contra a queda até o fim. Palmeiras, Corinthians, Internacional e Grêmio mostram força numa caminhada contra os pontos perdidos rumo ao título. O Flamengo e o São Paulo ainda apresentam inconstância, mas certamente podem/devem entrar no grupo de favoritos. Aos poucos tudo vai se clareando e o Brasileirão começando a ficar cada vez mais legal.

Internacional 1-0 Atlético Paranaense

Mais uma vez, nada de show ou de grande atuação e outra vez, três pontos para o Colorado. Dessa vez, nem jogar melhor o time vermelho jogou. O Atlético Paranaense foi superior tecnicamente e esteve mais ligado desde o início, mas pecou pela pouca ambição na busca pelo gol. E mesmo quando chegou o time paranaense não conseguiu concluir com qualidade. Entretanto, é nítida a evolução do Atlético nos últimos dois jogos. Já o Internacional, mesmo com todos os problemas conseguiu três pontos fundamentais para brigar lá na frente por seus objetivos.

Corinthians 1-0 Santos

Que vitória insólita. O Corinthians nem de longe, apresentou o futebol que vinha mostrando nos dois jogos anteriores. O Santos conseguiu com a proposta de congestionar o meio-campo dificultar a saída de bola do adversário durante praticamente os 90 minutos minando o adversário em busca do empate, muito embora, essa estratégia tem sido punida no fim, o Santos foi competente durante praticamente todo o tempo em sua proposta. No entanto, mesmo com muita dificuldade na criação, o Corinthians tentava bastante. E foi numa tentativa com Giovanni Augusto que conseguiu o gol que premiou a luta e a garra da equipe da casa em busca da vitória e castigou a postura excessivamente defensiva do Santos.

Coritiba 3-4 Chapecoense

Que grande jogo! Coritiba e Chapecoense fizeram o jogo mais legal da quinta rodada do campeonato. O Coritiba começou melhor e fez 1-0 com Rafael Marques após bom passe do meia César González. Logo depois, ainda no primeiro tempo, a Chapecoense melhorou e virou o jogo com dois pênaltis cobrados por Bruno Rangel (um deles, inexistente). No segundo tempo, Ortega igualou o jogo pro Coritiba, aí reapareceu a força desse ótimo time do norte catarinense. Com Bruno Rangel e Lucas Gomes, a Chapecoense fez 4-2 e praticamente definiu a vitória. No fim, Juninho diminuiu pros donos da casa, mas a vitória do Verdão de SC já estava definida.

Santa Cruz 0-1 Sport

Lembram-se do meu último texto? Eu disse que normalmente, num clássico as coisas costumam se inverter. Quem está bem, perde e entra em descendência e quem está mal, justamente o contrário. Foi o que aconteceu/acontecerá neste confronto. O Sport desde o começo foi melhor. Mais ligado e compacto, o time visitante criou as melhores chances do jogo e soube aproveitar de uma péssima noite do time adversário. O Santa Cruz além de uma noite ruim, esteve extremamente desligado e jogou bastante espaçado no campo. O ataque, por exemplo, sofreu com a pouca qualidade na transição vivendo noite muito apagada. O resultado não poderia ser diferente, vitória do rubro-negro para dar moral e recuperar os ânimos e acender o sinal amarelo no Santa Cruz.

Botafogo 0-1 Cruzeiro

Bom jogo do Cruzeiro. Atuação um tanto mais segura que mostra evolução do trabalho do treinador Paulo Bento. Desde o início, os visitantes jogando em campo neutro foram melhores. Buscando criar oportunidades, o time celeste contou com grandes noites de Riascos e Robinho, o segundo, inclusive deu passe sensacional para Élber fazer o gol do jogo. Apesar da sua melhora no todo, o Cruzeiro ainda patina no sistema defensivo que foi explorado pelo alvinegro carioca no segundo tempo sem sucesso na conclusão. O jogo reflete mais uma vez que o Cruzeiro, mesmo com problemas, tende a evoluir muito com o Paulo Bento conseguindo chegar à briga por seus objetivos, já o Botafogo mostra mais uma vez a sua incrível capacidade de não aproveitar as chances que tem.

Atlético Mineiro 1-1 Fluminense                    

Que jogo ruim do Atlético. Desde que Marcelo Oliveira chegou o time do Galo simplesmente estagnou e não conseguiu evolução ao trabalho ruim do uruguaio Diego Aguirre. Nem aquele gás que novos treinadores costumam dar aconteceu. Novamente o Galo deixou dois pontos diante de um adversário inferior, mas, que soube igualar a partida explorando os lados do campo. Falando no adversário, é bom destacar que mesmo com os habituais problemas técnicos do time, o tricolor carioca soube jogar diante do Galo e só não conseguiu a vitória porque foi extremamente cauteloso no segundo tempo. O empate não foi um bom resultado pra ninguém, mas para o Galo, é pior já que a distância para os melhores times vai aumentando.

Figueirense 1-0 São Paulo

A pressão inicial no início de jogo foi fundamental para a vitória dos catarinenses. Com gol logo no começo do jogo após ótimo lançamento de Ayrton pra Rafael Moura, o Figueira soube com o gol inibir o São Paulo no primeiro tempo. O tricolor paulista só conseguiu reagir com mais ímpeto no segundo tempo com as mexidas do técnico Edgardo Bauza, mas parou na péssima pontaria. O chute de Kelvin parou na trave e Alan Kardec desperdiçou boas chances. O Figueira, no entanto pode reclamar da falta de sorte nas investidas de Ayrton e Bady, mas não pode reclamar do resultado. Vitória merecida dos catarinenses que finalmente vencem a primeira no campeonato. O São Paulo vai precisar esperar mais um tempinho pra embalar.

América Mineiro 1-2 Ponte Preta

Mais um jogo em Belo Horizonte e mais uma vez, o América Mineiro não venceu e Givanildo Oliveira caiu. Com um início de jogo que lembrou muito o jogo do Palmeiras, a Ponte ainda no começo do primeiro tempo, abriu 2-0 comandando as ações do jogo mesmo longe de casa. Com marcação forte e saída rápida, a Ponte dominava as ações até o gol de Danilo que diminuiu o prejuízo para os donos da casa no final de um movimentado primeiro tempo. No segundo tempo, o América Mineiro teve a posse de bola, mas pouco criou de forma efetiva, na melhor chance, parou no lateral Jeferson que salvou em cima da linha evitando o empate do time mineiro e assim, sacramentando a vitória campineira. Vitória muito importante para a Ponte Preta que freia a derrocada e chega aos sete pontos. Já para o América, o resultado já liga de vez o sinal de crise pelos lados do campeão mineiro.

Palmeiras 4-3 Grêmio

Que grande jogo. O Palmeiras mostrou mais uma vez a força que se espera dele jogando em São Paulo e conseguiu encerrar a invencibilidade do Grêmio. Mas não foi fácil. No primeiro tempo, mesmo com uma partida inferior ao esperado, o Palmeiras conseguiu abrir o placar com Gabriel Jesus após excelente passe de Dudu. Mas o Grêmio soube manter a tranqüilidade e buscou o empate com Giuliano no último lance do primeiro tempo. Após o baque do empate do Grêmio, o Palmeiras voltou do intervalo desligado e sofreu antes dos 10 minutos da etapa final, a virada novamente com Giuliano. Só que o Palmeiras que estava mal, conseguiu um gol rapidamente com Roger Guedes e ressurgiu no jogo. Ligado e mais intenso que antes, o Palmeiras chegou à virada através de Vitor Hugo e ampliou com o zagueiro improvisado Thiago Santos. No fim, Edílson ainda deu um molho especial ao jogo descontando o placar, mas já era tarde. Vitória alviverde, daquelas importantíssimas.

Flamengo 1-0 Vitória

O futebol é um tanto simples, mesmo parecendo complicado. O Flamengo certamente era um dos times mais julgados de maneira errada por conta do trabalho ruim de seu treinador. Muito se falava de falta de raça para um time que era o segundo que mais corria entre os 20 times da Série A, também se falou de falta de vontade para um time que foi o que mais desarmou entre os grandes em 2016. Mas nada disso explica o que faltava para o Flamengo: Faltava treinador. Zé Ricardo nos últimos dois jogos mostrou evolução nos treinamentos de compactação e o time começou a fluir, mesmo sem render aquele espetáculo de futebol. Com mais uma atuação aos trancos e barrancos, o Flamengo conseguiu três pontos fundamentais graças a Felipe Vizeu. Muralha, Rodinei e Márcio Araújo são destaques da retomada dos bons fluídos pelos lados da Gávea. O Vitória, ontem mostrou evolução em relação a outros jogos da temporada e vem numa crescente, a derrota não pode abalar o time na árdua briga contra a queda.


Palpites para a Sexta Rodada

Atlético Paranaense 2-0 Santa Cruz // O Atlético não vive mais aquele momento ruim do começo do campeonato e deve se recuperar diante de um frágil Santa Cruz. Vitória dos paranaenses.

Corinthians 1-0 Coritiba // Vi que o Corinthians deve jogar de time misto, mas ainda assim, vejo uma vitória paulista com muita dificuldade.

Chapecoense 2-0 Fluminense // A Chapecoense em casa ainda está devendo uma grande atuação, chuto que vem agora. Vitória do Verdão.

Santos 1-1 Botafogo // Sabe lá Deus porque estou apostando que o Santos não consegue vencer o Botafogo. Mas, acho que vem tropeço do alvinegro praiano em casa.

América Mineiro 1-0 Figueirense // Normalmente troca de treinador dá aquele gás pro time em má fase. Aposto nisso para esse jogo. Vitória do América.

Vitória 1-0 Internacional // O Vitória vem numa evolução interessante e acho que o Internacional está precisando de um tropeço pra não achar que está tudo perfeito. Vitória dos baianos.

Flamengo 1-1 Palmeiras // O Flamengo melhorou bastante, mas o Palmeiras é mais forte. Vou ficar no muro, empate.

Grêmio 2-0 Ponte Preta // O Grêmio vai voltar pra ponta do campeonato. Vitória tranqüila do tricolor gaúcho.

Sport 1-0 Atlético Mineiro // Devo dizer que aposto com certa tranqüilidade que o Sport vence de novo. O Atlético não vive grande fase e esse é o típico jogo pra dar moral para os pernambucanos.

Cruzeiro 1-1 São Paulo // É outro jogo difícil para fazer qualquer aposta mais arriscada. O sistema defensivo do Cruzeiro me impede de apostar na vitória dos mandantes. Empate de novo.

Imagens: Lance, Torcedores.com, ESPN e Diário de Pernambuco





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Suporte: Template Blogger -